EnglishEspañolPortuguês

Ação humana é responsável por 96% das extinções de animais em 126 mil anos

8 de setembro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Mamutes foram extintos há mais de 5 mil anos (Reprodução/Shutterstock)

Um estudo concluiu que 96% das extinções de animais nos últimos 126 mil anos foram causadas por humanos. Outras 558 espécies podem desaparecer até o final deste século.

As descobertas contradizem pesquisas anteriores que apontavam as mudanças climáticas como causadoras da maior parte das extinções da pré-história, especialmente no que se refere aos animais de grande porte, como rinocerontes-lanudos e mamutes, extintos há aproximadamente 12 mil anos.

Investigadora da Universidade de Gotemburgo e co-autora do estudo, Daniele Silvestro informou ao portal Telegraph que não foram encontradas provas de extinções causadas pelo clima nos últimos 126 mil anos.

Restos mortais de mamutes preservados em museu russo (© Andrei TkachyovTASS via Getty Images)

“Ao invés disso, descobrimos que o impacto humano explica 96% de todas as extinções de mamíferos nesse período”, disse Silvestro.

O estudo concluiu que a chegada dos humanos à Austrália, há cerca de 65 mil anos, e à América, há 24 mil anos, elevou o número de animais extintos, assim como aconteceu em Madagáscar e nas Caraíbas.

Publicado na revista científica Science Advances, a pesquisa mostra que consequências da ação humana, incluindo as mudanças climáticas, colocaram inúmeras espécies em risco.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo