MP pede que pet shops devolvam cães encontrados em porta-malas de carro


Foto: Divulgação/PRF

O Ministério Público da Bahia entrou com uma ação judicial para solicitar que 36 filhotes de shih tzu encontrados amontoados no porta-malas e no banco traseiro de um carro sejam sejam devolvidos por duas pet shops que ficaram com os animais.

Os cães foram resgatados durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-242, em Itaberaba. Mantidos em condições de maus-tratos, os filhotes estavam dentro de caixas plásticas e de papelão. O motorista do veículo responderá pelo crime.

No dia do resgate, dois donos de pet shops apresentaram à polícia termos de compra dos animais e conseguiram liberação da PRF para ter a tutela dos filhotes. O MP, no entanto, acionou a Justiça para que os cães fiquem com uma ONG. O órgão irá investigar se os proprietários dos estabelecimentos também estão envolvidos no crime de maus-tratos.

O promotor criminal do Ministério Público de Itaberaba, Áviner Rocha, informou ao G1 que os cães foram deixados com os donos das pet shops apenas porque estavam em situação de risco e precisavam de cuidados.

Bastante debilitados, cinco filhotes morreram após o resgate. Assim como eles, o restante dos shih tzus receberam cuidados veterinários no Instituto de Proteção Patruska Barreiro.

“Devido à situação urgente que se encontravam esses animais, a necessidade de uma guarda provisória, esses animais ficaram sob a tutela dessas pessoas apenas como depositados. Eles não têm o direito de dispor e de vender esses animais. No meu pedido judicial, que já foi encaminhado ao juizado de Itaberaba, a gente requer que esses animais saiam da esfera da guarda desses compradores, que estão hoje com esses animais, e que fiquem somente sob a tutela da ONG, para que eles consigam se recuperar”, explicou o promotor.

Rocha defende que os filhotes sejam disponibilizados para adoção após receberem todos os cuidados necessários. “E que depois seja feita uma doação, por meio de edital, a ser ministrada e organizada pela ONG Arca de Noé ou outra a ser designada pela Justiça. E assim que todas as pessoas interessada consigam se cadastrar por meio de edital, com fotos, para a gente saber quem são as pessoas realmente habilitadas a ficar com esses cães”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>