Equipe salva a vida de animais durante incêndio na Associação Mata Ciliar

Mariana
September 1, 2020

Reprodução/Facebook/Associação Mata Ciliar

Um incêndio atingiu a Associação Mata Ciliar na tarde da última segunda-feira (31). Situada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a entidade abriga centenas de animais silvestres que foram salvos da queimada pelos tratadores.

O recinto mais atingido pelo fogo foi o das onças, que foram retiradas do local a tempo – assim como lobos-guarás que também foram salvos do incêndio.

Os animais que vivem no local não ficaram feridos e foram remanejados para outros espaços. Através das redes sociais, a Associação Mata Ciliar revelou que o incêndio ocorreu no dia em que a entidade comemora mais um ano de atuação em prol da vida selvagem. “Ao invés de apagarmos as velinhas, tivemos que apagar um incêndio”, lamentou a ONG.

“Trinta e um de agosto é o dia de aniversário da Associação Mata Ciliar. Enquanto deveríamos estar comemorando, nossa equipe se mobilizou para ajudar a apagar uma queimada de grandes proporções na nossa área. Os locais mais afetados foram áreas de recuperação florestal e um recinto de reabilitação para onças. Os animais desse e de outro recinto para lobos-guarás próximo onde ocorreu a queimada foram manejados e retirados do local como forma preventiva”, explicou a entidade.
Reprodução/Facebook/Associação Mata Ciliar
Na publicação, a associação conta que a queimada foi controlada no início da noite graças à ação da Guarda Municipal Florestal, do Corpo de Bombeiros e de agentes da concessionária VOA SP, “a quem agradecemos o empenho na luta contra o fogo”.
A entidade não divulgou a dimensão dos estragos causados pelo incêndio, mas garantiu que não desistirá da missão de preservas vidas. “O tempo também passa para a Mata Ciliar e os desafios superados nesses 33 anos nos dá experiência e força para continuar adiante, independente da situação, em prol da conservação da biodiversidade”, concluiu.
Reprodução/Facebook/Associação Mata Ciliar

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>