EnglishEspañolPortuguês

Vacas se lambem para demonstrar afeto e cultivar amizades

10 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um estudo feito por cientistas chilenos e norte-americanos aponta que vacas lambem uma à outra na cabeça e no pescoço para demonstrar afeto e ajudar a fortalecer relacionamentos e amizades. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após passar 30 dias observando um pequeno rebanho.

Eles chegaram a conclusão que ao lamber suas companheiras, as vacas estabelecem laços sociais mais amigáveis e afetuosos. Assim como os gatos, as vacam usam a língua para para asseio e higiene e ao lamber outros membros da espécies, estão demonstrando cuidados e carinho.

O estudo também alertou que as práticas de manejo pecuárias de separar rebanhos em grupos traz imenso sofrimento para as vacas e quebra a harmonia das relações sociais da espécie, causando estresse, depressão e afetam diretamente a autoestima e segurança dos animais.

O comportamento de lamber e limpar companheiros da mesma espécie já foi registrados em macacos, pássaros, grandes felinos e artrópodes com o mesmo objetivo de estabelecer e fortalecer laços sociais, além de cooperação, ajudando a limpar áreas difíceis de alcançar.

A pesquisa descobriu ainda que as vacas têm preferência por lamber vacas da mesma idade e com que já tiveram contatos antes, sugerindo que eles conseguem discriminar seus amigos de outros membros do rebanho. Vacas mais velhas tendem a cuidar de uma quantidade maior de outras vaquinhas.

Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Veterinary Science .


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo