EnglishEspañolPortuguês

Pinguim com anemia é submetido a uma transfusão sanguínea

17 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
R3 Animal

Os pinguins-de-magalhães que chegam à costa brasileira durante o período migratório, que tem início em meados de junho, geralmente são jovens e estão debilitados, desidratados e fracos. Em quadros em que é diagnosticado uma anemia severa, especialistas optam por transfusões sanguíneas, na qual sangue de um animal clinicamente saudável é transferido para um paciente em estado crítico.

A veterinária Marzia Antonelli, responsável técnica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esclarece detalhes do procedimento. “O doador através do sangue fornece hemácias, proteínas plasmáticas e fatores de coagulação que trazem benefícios imediatos ao receptor. Tanto doador como receptor precisam ser monitorados durante o procedimento”, disse em entrevista ao OCP News.

A Associação R3 Animal já tinha um grupo de pinguins saudáveis e reabilitados, que estão prestes a serem devolvidos à natureza, e não foi difícil encontrar um doador perfeito e adequado para a transfusão. Após o procedimento, o pinguim doador recebeu fluídos e foi devolvido ao recinto. O receptor continua sob observação.

A veterinária explicou que diversos fatores podem desencadear quadros de anemia, como a desnutrição e infecções parasitárias. A anemia pode causar cansaço, prostração e comprometer o funcionamento de diversos órgãos e do sistema imunológico. Geralmente, esses quadros são tratados com suplementação, mas casos mais graves requerem transfusões sanguíneas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo