EnglishEspañolPortuguês

Gatos têm suas medulas espinhais cortadas e cérebros removidos em experimentos

17 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Uma investigação feita pela grupo White Coat Waste Project aponta que o Departamento de Assuntos de Veteranos (VA, na sigla em inglês) está torturando e matando gatos em experimentos secretos. Documentos obtidos por meio do Freedom of Information Act revelam que desde 2015, três laboratórios da VA investiram mais de US$ 8,4 milhões para explorar gatinhos de até seis meses em experimentos de constipação e incontinência.

O Coat Waste denuncia que o VA compra gatinhos saudáveis e realiza cirurgias invasivas que incluem implantar eletrodos, injetar fezes falsas no ânus dos animais, cortar parte da medula dos gatos e matá-los para a remoção dos seus cérebros. A deputada Dina Titus lidera um grupo de 30 congressistas que está exigindo explicações sobre os experimentos. Eles enviaram uma carta ao Secretário do VA Robert Wilkie, expressando preocupação sobre os experimentos.

“Os experimentos invasivos e mortais com gatos do VA são doentios. Estou orgulhosa que a Câmara tenha aprovado recentemente a redação que redigi com o veterano congressista Mast do Exército para eliminar o financiamento do contribuinte para os testes com cães e desnecessários do VA. Vou continuar a trabalhar para acabar com esses testes abusivos em gatos e redirecionar os recursos de VA para ferramentas de pesquisa humanitária que ajudarão a melhorar a vida dos veteranos”, disse Titus.

Recentemente, membros do Congresso se mobilizaram em apoio à abolição de testes cruéis com cães em laboratório, pressionando pela Lei de Prevenção de Procedimentos e Experimentos Rudes e Dolorosos em Espécies Respeitadas (PUPPERS) e pedindo para encerrar experimentos nos animais que incluem perfurar crânios de cães, induzir ataques cardíacos e o colapso de seus pulmões. O Comitê de Apropriações da Câmara recentemente aprovou seu projeto de lei de gastos para o ano fiscal de 2021.

O texto inclui o encerramento do financiamento público para experimentos com cães pelo VA, mas não há nenhuma proteção decretada para por fim a experimentos cruéis com gatos. Atualmente, o VA tem laboratórios em Cleveland, Louisville e Los Angeles.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo