EnglishEspañolPortuguês

Gana abre faculdade dedicada ao estudo do meio ambiente e das mudanças climáticas

24 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Gana anunciou que está prestes a abrir a Universidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (UESD), primeira universidade do país dedicada exclusivamente a ensinar e realizar estudos sobre o meio ambiente a as mudanças climáticas. A UESD está localizada no município de Trom-Somanya e já está em sua segunda fase de construção.

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, afirma que a universidade começará a recrutar seus primeiros alunos em outubro desse ano. “A conclusão da UESD é mais um exemplo do compromisso de nossa nação em fornecer educação de qualidade e treinamento de habilidades para nosso povo”, disse o líder político durante uma cerimônia.

A UESD oferecerá diversas aulas, incluindo cursos sobre sustentabilidade energética, economia ambiental, mudança climática, política ambiental e desenvolvimento de recursos hídricos.

Enfrentamento

Este mês, o presidente ganense também encomendou a maior propriedade com efeito de estufa na África Ocidental. A vila verde possui 75 estufas, que podem produzir 4.500 toneladas de tomates anualmente. Gana é conhecido por sua abundância de recursos naturais. A economia do país depende amplamente de setores sensíveis ao clima, como agricultura e silvicultura.

O país da África Ocidental é um grande exportador de petróleo, cacau e ouro. Como resultado, o país enfrenta uma série de desafios ambientais, como poluição relacionada à mineração, mineração ilegal e desmatamento. Como muitos outros países, Gana também enfrenta mudanças climáticas, degradação costeira, poluição da água e do ar e problemas de gestão de resíduos.

Akufo-Addo disse acreditar que a nova universidade “proporcionará liderança estratégica em questões ambientais e de sustentabilidade”. Ele também espera que a UESD “se torne um centro de excelência em ensino e pesquisa neste nicho muito importante, não só no país, mas também no continente e além”.

Ele acrescentou: “De fato, esta é a primeira universidade do país com o mandato de fornecer ensino superior, pesquisar e disseminar conhecimento em questões de desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente e foco no desenvolvimento do agronegócio”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo