EnglishEspañolPortuguês

Famílias de castores ganham direito legal de permanecer em seu habitat

20 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Quinze famílias de castores ganharam o direito legal de permanecer em seu habitat, no rio Otter, em East Devon, na Inglaterra. É a primeira vez que o governo do Reino Unido apoia a reintrodução de um mamífero em risco de extinção. Castores constroem grandes represas, piscinas e tocas complexas com entradas subaquáticas. Eles podem alterar ecossistemas inteiros rapidamente.

A decisão foi tomada após a apresentação de um estudo feito pela Devon Wildlife Trust, em parceira com a Universidade de Exeter, Clinton Devon Estates e a Derek Gow Consultancy. A pesquisa analisou o impacto das famílias de castores de Devon no ambiente. O estudo concluiu que a presença dos animais mudou positivamente a ecologia do rio e reduziu o risco de inundações.

Para Peter Burgess, diretor da Devon Wildlife Trust, essa é uma decisão inovadora que reconhece a importância da manutenção do equilíbrio dos habitats para a preservação de todo o ecossistema. “Os castores são engenheiros da natureza e têm a capacidade incomparável de dar nova vida aos nossos rios e pântanos. Seus benefícios serão sentidos em todo o nosso campo, pela vida selvagem e pelas pessoas”, disse o conservacionista.

Os castores do rio Otter foram descobertos pela primeira vez em 2013 e suas origens exatas ainda não foram confirmadas. Alguns especulam que ativistas da vida selvagem libertaram os castores como parte de um projeto de reflorestamento. De acordo com o Devon Wildlife Trust, os castores do rio Otter são a primeira população selvagem da Grã-Bretanha em mais de 400 anos.

O castor eurasiano, anteriormente extinto no Reino Unido, era caçado em busca de sua carne, pele e castóreo, substância produzida pelas glândulas odoríferas do animal e usado em perfumes, alimentos e medicamentos. No ano passado, o National Trust anunciou planos para reintroduzir castores em dois locais diferentes no sul da Inglaterra. A organização conservacionista também citou a gestão de enchentes e a melhoria da biodiversidade local como fatores-chave.

“Os castores se tornam uma parte importante da ecologia, desenvolvendo processos naturais e contribuindo para a saúde e a riqueza da vida selvagem na área”, disse Ben Eardley, gerente de projeto do National Trust em Holnicote. “A presença deles em nossas bacias hidrográficas é uma forma sustentável de ajudar a tornar nossa paisagem mais resistente às mudanças climáticas”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo