EnglishEspañolPortuguês

Consumo dos recursos da Terra pelos humanos diminuiu em 2020

25 de agosto de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

A taxa em que a humanidade está consumindo os recursos da Terra diminuiu acentuadamente este ano como resultado da pandemia de Covid-19, de acordo com pesquisadores.

Consequentemente, o Dia de Sobrecarga da Terra, ponto em que o consumo humano excede a quantidade que a natureza pode regenerar em um ano, recuou mais de três semanas de 29 de julho de 2019 para 22 de agosto deste ano.

A redução da atividade humana devido à pandemia de Covid-19 levou o consumo de recursos naturais de volta aos níveis pré-2006, apenas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa, os lockdowns induzidos pelo coronavírus levaram a uma redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, para continuar consumindo recursos naturais na taxa atual, ainda precisaríamos do equivalente a 1,6 Terras.

O “Dia de Sobrecarga da Terra” é uma maneira de ilustrar o tamanho do desafio biológico que enfrentamos”, disse Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. Embora Wackernagel tenha dito que os dados deste ano foram encorajadores, ele pediu que mais progressos fossem feitos “como um projeto e não em decorrência de um desastre”.

O adiamento de três semanas entre as datas do Dia de Sobrecarga da Terra em 2019 e em 2020 representa a maior mudança de um ano desde que a sobrecarga global começou a ser medida na década de 1970. Desde então, o aumento das populações e o aumento dos níveis de consumo per capta fizeram o Dia de Sobrecarga da Terra se aproximar cada vez mais do início do ano, com a data chegando em julho pela primeira vez em 2019.

“É um esquema Ponzi (esquema fraudulento semelhante à pirâmide financeira), estamos usando o futuro para pagar o presente”, disse Wackernagel. “A maioria dos países tem leis muito rígidas sobre empresas que executam esquemas Ponzi, mas de alguma forma no campo ecológico achamos que está tudo bem. Só temos um planeta e isso não vai mudar. Temos uma escolha muito simples, a prosperidade do planeta ou miséria do planeta.”

Crises econômicas anteriores fizeram a data da sobrecarga ser adiada temporariamente, como a crise financeira de 2007-08, que causou o recuo de 5 dias nesta data.

David Lin, que lidera a equipe de pesquisa por trás do Earth Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra), explicou: “Este ano foi particularmente complicado porque queríamos dar uma indicação de como a Covid-19 afetou os resultados de 2020”.

A pesquisa de Lin constatou que houve uma grande queda nas emissões de CO2 (cerca de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior) e na silvicultura comercial (cerca de 8,4% em relação a 2019).

Mike Childs, chefe de política da Friends of the Earth (Amigos da Terra), alertou que “a melhoria deste ano na maneira como usamos nossos recursos naturais é apenas devido à Covid-19 e os lockdowns subsequentes. A menos que haja uma mudança significativa na forma como agimos, a situação provavelmente voltará ao normal, ou pior, nos anos seguintes.”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo