EnglishEspañolPortuguês

Atividade humana causa encalhe em massa de golfinhos na Irlanda

22 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Irish Whale and Dolphin Group

Seis golfinhos-nariz-de-garrafa foram encontrados mortos na praia de Rossnowlagh, Condado de Donegal, na costa noroeste da Irlanda. O episódio está sendo classificado como o maior encalhe de animais vivos da história do país. Há ainda um sétimo golfinho encalhado, ainda vivo, mas com poucas chances de sobreviver. A presença dos animais na costa surpreendeu especialistas, que apontam que a espécie costumam se alimentar em águas mais profundas e não têm o hábito de se aproximar tando de praias.

A conservacionista Sibeal Regan, do Irish Whale and Dolphin Group (IWDG), afirma que há uma investigação em andamento para apurar a causa da morte dos animais e que existe suspeita que os golfinhos tenham sofrido com “trauma acústico”, pois as mortes ocorreram em consonância com a chegada de um grande navio pesqueiro. “É muito sombrio. Como as golfinhos nariz-de-garrafa do norte mergulham profundamente, o fato de estarem em águas costeiras rasas significa que suas chances de sobrevivência são muito baixas”, disse.

Apenas no ano passado houve mais de 245 encalhes envolvendo mais de 263 animais, muitos deles com ferimentos que sugeriam encontros com petrechos de pesca e redes. Além da pesca, há o risco da poluição sonora. Traumas acústicos geralmente são causados por atividades humanas, incluindo barcos, ruídos de portos e sistemas de sonar e radar. Determinados tipos de sons podem fazer com que algumas criaturas marinhas mergulhem em pânico, enquanto coloca outras em alerta, o que significa que elas passam mais tempo à procura de predadores do que realizando atividades essenciais.

Estudos também mostram que os golfinhos mudam de melodia, diminuindo sua frequência e reduzindo a variedade em sua canção, em resposta ao alto ruído de fundo. Algumas baleias param de cantar, de acordo com os cientistas, causando grandes problemas de comunicação para seus grupos. A pesquisa também mostra que o sonar ativo, usado em alguns navios para navegação, pode fazer com que baleias e golfinhos fujam da área – considerada uma das principais razões para encalhes.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo