EnglishEspañolPortuguês

Protetoras criam campanha para construir novo abrigo para cães e gatos no RJ

21 de agosto de 2020
4 min. de leitura
A-
A+
Protetoras criam campanha para construir um novo abrigo para cães e gatos no Rio de Janeiro
Foto: Arquivo Pessoal/ Margaret Rodrigues

O Abrigo de Anchieta, situado na cidade do Rio de Janeiro, criou uma campanha online para arrecadar fundos para a construção de um novo abrigo e assim poder continuar o trabalho de resgate de animais em situação de abandono e maus-tratos no Rio de Janeiro.

Segundo a advogada e ativista em defesa dos direitos animais Margaret Rodrigues Bahia, 51 anos, o abrigo pretende conseguir aproximadamente de R$ 65 mil reais para construir esse novo espaço de acolhimento de animais. Atualmente, o Abrigo de Anchieta acolhe 84 animais, dos quais são 74 são cachorros e 10 gatos, todos resgatados do abandono.

“O espaço atual é pequeno e precário, fazemos muitos resgates e muitas vezes temos que colocar os filhotes em lar temporário por causa das condições de super lotação”, disse Margaret em um comunicado.

Além do pequeno espaço, o abrigo, localizado no bairro Chapadão, Zona Norte do RJ, encontra mais dois problemas sociais para a continuação do trabalho de resgate de animais em situação de vulnerabilidade: a violência e as enchentes.

“Atualmente, o abrigo se encontra em uma rua onde o tráfico toma de conta, onde a criminalidade é altíssima, o bairro onde estamos localizados é um dos bairros onde tem mais assalto na cidade do Rio de Janeiro”, disse em entrevista à ANDA.

A ativista pontua ainda que os desastres naturais também são um desafio frequente. “Enfrentamos constantes enchentes causadas pelo rio Pavuna, o que já nos causou muitas perdas de rações e muitas vezes, as vidas de nossos cãozinhos”, complementou.

Protetoras criam campanha para construir um novo abrigo para cães e gatos no Rio de Janeiro
Foto: Arquivo Pessoal/ Margaret Rodrigues

Início

Segundo Margaret, o Abrigo de Anchieta foi criado em 2014, com um acumulador de animais que resgatava os cachorros em situação de rua e os abrigava sem controle dentro de casa.

“Quando comecei o trabalho de resgate dos animais em conjunto com esse acumulador, a situação era bem pior. Esse acumulador simplesmente pegava os animais, colocava dentro de sua casa, mas não cuidava. Hoje, com as minhas orientações, a situação está bem melhor”, declarou.

Além de resgatar os animais em situação de abandono e maus-tratos, o abrigo também realiza o trabalho de castração dos animais, além de cuidar da parte médica levando-os ao veterinário para realização de exames que possam detectar alguma doença, além da aplicação de vacinas para proteger os cachorrinhos de possíveis doenças.

Protetoras criam campanha para construir um novo abrigo para cães e gatos no Rio de Janeiro
Foto: Arquivo Pessoal/ Margaret Rodrigues

Após todo o processo de recuperação dos animais, os cachorrinhos e gatinhos são colocados para adoção. “Eu coloco em um site as informações dos cachorrinhos e gatinhos, quando as pessoas se interessam por algum animal eu faço um pré-cadastro com todas as informações e termos necessários para saber se essa pessoa está adequada para adotar o animal”, ressaltou a ativista.

Nova casa

O Abrigo de Anchieta está de mudança. Segundo a organizadora da instituição, o sonho da nova casa própria está para ser realizado. No fim de maio, umas das pessoas que acompanha o trabalho do abrigo doou um terreno 15×35 totalizando uma área de 525 metros quadrados, situado no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana no RJ.

Foto: Arquivo Pessoal/ Margaret Rodrigues

“Nós fomos agraciados com esse terreno e para mim o mais importante é a qualidade de vida dos animais. Então, decidi criar uma vaquinha on-line para angariar fundos para construir o abrigo nesse novo espaço”, salientou Margaret.

Foto: Arquivo Pessoal/ Margaret Rodrigues

Segundo a protetora, além da vaquinha online, a doação de materiais de construção como: cimento, areia, tijolos, será de grande valia para a construção da obra. Quem puder doar os os materiais pode entrar em contato com Margaret Rodrigues pelo número (21) 96440-4110.

Já para doar pela vaquinha online, pode clicar aqui. Também é possível fazer doações pela conta bancaria: Agência 2378- C/C: 14854-7 – Banco Bradesco.

E quem quiser acompanhar o trabalho do Abrigo de Anchieta, pode acessar os links abaixo com as redes sociais da entidade.

Facebook

Instagram


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo