Onça resgatada de incêndio em estado grave recebe tratamento para queimaduras


Foto: Willian Gomes / Secomm UFMT

Uma onça-pintada resgatada em estado grave após ser vítima de uma queimada no Pantanal está internada no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na última quinta-feira (20), o animal teve seus curativos trocados e recebeu soro após ser sedado. No entanto, apesar dos analgésicos e do antibiótico aplicados pelos veterinários, a onça-pintada não apresentou melhora.

Desidratada, ela foi resgatada na segunda-feira (17) após queimar as quatro patas em uma queimada. O animal silvestre foi socorrido com queimaduras de terceiro grau, sob suspeita de ter inalado fumaça.

A destruição de seu habitat a levou a procurar abrigo em casas de moradores de Poconé, a 104 quilômetros de distância de Cuiabá. Resgatada de helicóptero, ela foi sedada e transportada pela FAB até o hospital veterinário.

A operação de resgate foi realizada por equipes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Força Aérea Brasileira (FAB) e do ICMBio, além de moradores pantaneiros.

Após ser finalizado o processo de tratamento e reabilitação, o animal deve retornar à natureza. Maior felino das Américas, a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SALVAMENTO

NOVO LAR

COMPAIXÃO

GANÂNCIA

CAMINHO OPOSTO

ÁFRICA DO SUL

ESTADOS UNIDOS

CRUELDADE

ESTUDO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>