O Governo do Estado de São Paulo anunciou a venda de um terreno onde está situada a sede da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, no interior de São Paulo. A entidade teme que os 800 animais mantidos pelo local fiquem sem abrigo.
A área de 30 mil metros quadrados, localizada no bairro Chácara Aeroporto, será leiloada. Com 25 anos de atuação no mesmo endereço, a entidade já salvou a vida de muitos animais e é referência para mais de 120 cidades paulistas.
O presidente da entidade afirmou à TV TEM que ficou surpreso quando soube que o local seria vendido. “Há uns anos, houve um movimento do estado para venda de áreas, na oportunidade o Centro Paula Souza fez um levantamento e ficou acertado que a área da Mata Ciliar ficaria fora da comercialização, mas não avançou”, contou.
O governo publicou nota por meio da qual afirmou que a alienação do imóvel de propriedade do Estado de São Paulo tem autorização prevista na Lei 16.338/2016 e que o terreno integra a carteira de imóveis compromissados ao fundo de investimento imobiliário desde 2019.
“O estado e a administradora do fundo estão estudando as possibilidades de uso e exploração da área, de modo que ainda não há prazo para a Associação deixar o local”, afirmou ao G1 a assessoria de imprensa do governo estadual.
Um abaixo-assinado online pede o cancelamento do leilão. Até o momento em que esta reportagem foi redigida, mais de 10 mil pessoas já tinham aderido à petição.