EnglishEspañolPortuguês

Fumar ao volante pode se tornar um perigo para o meio ambiente

15 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Acender um cigarro ao volante rouba a visão do motorista durante ao menos três segundos, durante os quais percorre vários metros as cegas e aumenta o risco de sofrer um acidente de trânsito.

Entretanto, esse não é o único risco que implica fumar enquanto se dirige: as pontas de cigarros podem se converter em um foco de incêndio, sobretudo no verão.

Segundo os dados que orientam o Ministério de Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, nessa temporada 80% dos incêndios florestais foram provocados por negligências ou acidentes.

Desse total, se calcula que 3% se origina de pontas de cigarro que são jogadas dos veículos que circulam pelas estradas e que contabilizam em milhões, com as viagens de férias.

Apesar da diminuição dos números de fumantes e a maior conscientização sobre os desastres ambientais, essa porcentagem se mantém com o passar dos anos e os incêndios se agravam pela acumulação de lixo nas sarjetas.

Descarte consciente 

Além das pontas de cigarro, muitos incêndios podem se iniciar pelo lixo que se acumula nas sarjetas das estradas e autopistas. Portanto, se deve evitar jogar qualquer tipo de resíduo pela janela do veículo.

Principalmente no caso de cristais ou vidros (como as garrafas), já que se eles se acumularem podem criar o efeito lupa e se tornar fogo e incêndios.

Além disso por segurança e respeito ao meio ambiente, é importante saber que jogar qualquer tipo de objeto, incluindo as pontas de cigarros, implica a aplicação de uma multa.

As autoridades também poderão, se considerarem necessário, retirar até 4 pontos da carteira de habilitação. Tudo dependerá da gravidade da infração e do risco de incêndio.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo