EnglishEspañolPortuguês

Dia dos Pais: conheça incríveis e inspiradores pais do reino animal

9 de agosto de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

A natureza é sempre sábia e equilibrada. No reino animal, todas as espécies desempenham seus papéis e vivem em completa harmonia com o meio ambiente. No entanto, não é incomum que a função de cuidar dos filhotes seja atribuída exclusivamente às mães, enquanto aos pais, sobra apenas o cargo de reprodutor e provedor. Para desmitificar esta ideia, a ANDA preparou uma matéria especial para comemorar o Dia dos Pais 2020.

Trouxemos cinco exemplos de pais animais incríveis que desenham papéis essenciais na vida dos filhos:

1 – Cisne

Pixabay

Além de serem companheiros fiéis, cisnes machos participam ativamente da vida de seus bebês desde antes do nascimento. Eles auxiliam na construção dos ninhos e na incubação dos ovos. Quando os filhotes nascem, o pai também os direcionam à água pela primeira vez.

2 – Lobo

Pixabay

Lobos machos são pais atenciosos e fazem de tudo para proteger seus bebês e sua parceira. Vivem de forma coletiva por toda a vida. Quando a fêmea dá à luz, eles garantem a segurança da toca por semanas, se ausentado apenas quando precisam caçar para alimentar sua família.

3 – Pinguim-imperador

Pixabay

Entre os exemplos mais conhecidos de pais cuidadosos e exemplares está o pinguim-imperador. Estes corajosos e dedicados pais são responsáveis por cuidar dos ovos por até dois meses inteiros sob o frio do ártico. Após a mamãe pinguim depositar os ovos, ela têm suas reservas nutricionais esgotadas e precisam seguir em direção ao mar em busca de alimento por até oito semanas. Neste período, os pais são os responsáveis por garantir a segurança dos ovos a todo o custo. Os machos ficam dias sem se alimentar e sem se abrigar do frio para garantir que os bebês estão a salvo.

4 – Cavalo-marinho

Pixabay

Cavalos-marinhos são animais companheiros e têm apenas uma parceira por toda a vida. São doces e interessantes, sendo atualmente a única espécie identificada cujos machos gestam e dão à luz aos bebês.

5 – Saguinus fuscicollis

Divulgação

Saguinus fuscicollis são macacos nativos da América do Sul conhecidos principalmente por terem um longo e belo bigode. Além da aparência graciosa, os Saguinus machos são ótimos pais e cuidam dos bebês desde o nascimento. Eles carregam os filhotes nas costas por todo o tempo, e os entrega aos cuidados das mães apenas para a amamentação.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo