Novo documentário expõe relação entre pecuária e desmatamento

03/08/2020


Reprodução

Um novo documentário intitulado “Takeout”, com direção de Michal Siewierski, de “Food Choices”, e produção do músico e compositor Moby, expõe a relação entre a agropecuária e o desmatamento da Amazônia.

O filme lançado nos EUA na última quinta-feira (30) explora fatos recentes como o recorde de incêndios registrados na Amazônia.

Também aponta o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles como personagens que têm contribuído para a expansão do desflorestamento em benefício da agropecuária, inclusive por meio da defesa de novas políticas de relaxamento ambiental.

No documentário, o pesquisador Paulo Barreto, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) sustenta que hoje é correto dizer que 90% do desmatamento na Amazônia é por causa da agropecuária.

Matt Jacobson, da ONG Mighty Earth, aponta que a maior parte da soja produzida na região é destinada ao gado que será abatido para consumo.

“Quando destruímos a floresta, destruímos nós mesmos”

Já o ex-deputado Henry Waxman afirma que “muitas pessoas não entendem que quando elas consomem um pedaço de carne em Los Angeles ou em Nova York isso resulta em desmatamento no Brasil”.

“Quando destruímos a floresta, destruímos nós mesmos”, diz Moby em “Takeout”. Para reforçar o quanto a agropecuária é prejudicial ao meio ambiente, o documentário traz depoimentos de cientistas, políticos, representantes de ONGs e ativistas pelo clima.

“Com Takeout, quero mostrar como as escolhas que fazemos sobre o que comemos a milhares de quilômetros de distância afetam diretamente a floresta tropical”, argumenta o diretor Michal Siewierski.

Moby partilha da mesma opinião. “Como defensor de longa data de um estilo de vida vegano, conheço as consequências éticas do consumo de carne. Fiquei chocado com o que aprendemos durante a produção de ‘Takeout’”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>