EnglishEspañolPortuguês

Protetora pede ajuda para salvar cão alvejado com tiros de chumbinho em SP

3 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Fui informada que um cão havia tomado tiros de chumbinho, e fui averiguar, durante um passeio em Paraibuna (SP).

Ao chegar no local, uma estrada de terra (Estrada Lageado), me entregaram um cachorro preto, porte grande extremamente magro, com o membro torácico esquerdo fraturada, e com diversas perfurações pelo corpo.

Resgatei o cão junto com outros voluntários do meu projeto, o grupo Tomba Lata. O cachorro veio no colo, se revesava entre gemidos uma dor aguda e lambidas de meiguice.

Buscamos atendimento veterinário no município de Paraibuna junto a equipe que cuida do abrigo municipal de cães, mas recebemos atendimento parcial.

O cão, que estava visivelmente desidratado, não recebeu soro. Também não foi submetido a qualquer exame de imagens ou sorologia. Recebeu leve analgesia e a indicação que fosse a uma clínica particular.

Eu como graduanda do penúltimo semestre de medicina veterinária fiquei bem brava.

Trouxe ele para São Paulo, a viagem toda gemendo. Foi internado no Centro Paulistano Veterinário, e a equipe Veterinária ficou atônita com as imagens da radiografia, que mostravam as munições inseridas entre a musculatura, as articulações e os nervos, cuja violência logrou fraturar dois ossos da pata.

A equipe veterinária, coordenada pelo Dr. David Belém, constatou que o paciente deveria amputar a pata, dado o grau altíssimo de comprometimento, que tornou irrecuperável o membro atingido.

Hoje, o Billy Lulu está se recuperando da cirurgia segue internado para curar a grave anemia pois esse cachorro após ser alvejado por tiros ficou 10 dias escondido no mato.

Foi registrado boletim de ocorrência, mas nós não conseguimos qualquer informação a respeito das providências policiais que deverão ser tomadas na Delegacia de Paraibuna. Iremos recorrer ao Ministério Público para acelerar o processo.

Contatamos o prefeito de Paraibuna, rogando a implementação de políticas públicas que favoreçam os animais, e pedindo-lhe que o município arque com as despesas veterinárias, mas o prefeito silenciou. Uma cidade pequena, ninguém parece achar absurdo o que aconteceu.

Veja abaixo exames do cachorrinho:

Raio X – Billy

Para entrar em contato com o grupo Tomba Lata clique aqui.

    Você viu?

    Ir para o topo