EnglishEspañolPortuguês

ONU diz que devemos parar de explorar animais ou enfrentar mais pandemias

16 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas aponta que os governos e lideranças mundiais estão reunindo forças para mitigar o impacto da Covid-19 na economia e na saúde, mas estão ignorando completamente a causa da pandemia. A ONU acredita que se isso precisa ser feito o quanto antes, porque novas e mais perigosas doenças estão à espreita.

Cientistas alertam e advertem que o confinamento e exploração de animais, além da destruição desenfreada da natureza, desencadeará ondas de transmissões de doenças do meio animal para os seres humanos. A poluição e o contínuo uso de produtos químicos no meio ambiente também promoverá mutações e despertará antigas doenças já erradicadas.

A diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, disse: “A ciência está clara: se continuarmos explorando a vida selvagem e destruindo nossos ecossistemas, podemos esperar ver um fluxo constante dessas doenças saltando de animais para seres humanos nos próximos anos. ”

Pecuária desempenha papel chave

O relatório salienta também que estudos indicam que a fonte mais comum de doenças infecciosas são animais selvagens, mas acrescenta que os animais considerados “domesticados”, criados para consumo, também podem se fontes originais e primárias de doenças zoonóticas, além da pecuária oferecer condições amplificadoras para a propagação de patógenos.

A criação industrial de animais, especialmente porcos e galinhas, é um dos principais riscos para a disseminação futura de doenças transmitidas de animais para seres humanos. Um dos recados importantes contido no relatório é que “pandemias como o surto de Covid-19 são um resultado previsível de como a humanidade explora, cultiva e consome animais”.

Doreen Robinson, Chefe de Vida Selvagem do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), alerta que as atividades humanas estão quebrando o equilíbrio natural que antes protegia as pessoas de diversos patógenos letais e altamente contagiosos. “É extremamente importante descobrir as causas, caso contrário, estaremos reagindo de maneira consistente às coisas”, disse.

Aprendendo com o passado

O novo estudo reforça a importância de dar um passo para trás, analisar as causas do surgimento da Covid-19 e de outras doenças zoonóticas para traçar estratégias e políticas de proteção para evitar novos futuros surtos. Entre as causas apontadas pelo estudo estão a demanda por proteína animal, práticas agrícolas insustentáveis e a destruição dos ambientes naturais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo