EnglishEspañolPortuguês

Fim da indústria de pele de vison custa a vida de milhares de animais na Holanda

3 de julho de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Fur Free Alliance/Imagem Ilustrativa)

Ativistas pelos direitos animais acreditam que até o final deste ano a indústria de pele de vison chegue ao fim na Holanda. O fim dessa prática cruel, no entanto, custará a vida de milhares de animais.

Os Países Baixos planejavam encerrar essa indústria em 2024. O fechamento das fábricas, porém, foi adiantado pela pandemia de coronavírus. Isso porque as taxas de infecção entre visons são crescentes e os animais podem ter transmitido o vírus para dois funcionários. Diante da situação, o Parlamento votou pelo banimento da criação de visons o mais rápido possível e pela indenização dos proprietários de fazendas que exploram e matam esses animais para extração de sua pele.

A decisão – que não estabeleceu prazo para fechamento, nem valor das indenizações – só levou em consideração aqueles que exploram esses animais, sem levar em conta o direito à vida dos visons. Até o momento, quase 600 mil dos 800 mil visons dos Países Baixos foram mortos asfixiados. De maneira cruel, eles foram expostos ao gás monóxido de carbono. A matança foi confirmada pela Fur Europe, grupo com sede em Bruxelas que representa fabricantes de peles e criadores de visons.

A exploração de animais para fabricação de pele foi proibida por oito países europeus desde 2000. Criados em condições deploráveis, os visons são mantidos em minúsculas gaiolas, nas quais vários animais são amontoados. ONGs de proteção animal criticam essa indústria e pedem seu banimento. As informações são de Dina Fire Maron, da National Geographic.

A votação do Parlamento foi elogiada pela parlamentar holandesa Esther Ouwehand. “É um grande avanço. A matança de animais para uso de peles nos Países Baixos está finalmente chegando ao fim”, disse Ouwehand, em comunicado. “Além de moralmente questionável, a criação de visons agora é simplesmente insustentável porque representa uma ameaça à saúde pública”, completou.

No entanto, para que se torne lei, a aprovação parlamentar precisa ser promulgada pelo rei e pelo ministro ou secretário de estado revelante. A previsão de encerramento deve ser elaborada pelas autoridades apenas se a medida se tornar lei – o que a Humane Society International acredita ser provável.

Há discordâncias, porém, sobre a questão das indenizações. Parlamentares que consideram a exploração de animais para fabricação de pele uma prática antiética discordam. Isso porque a decisão de encerrar a indústria em 2024 não incluía indenizações e destinar o dinheiro da população para isso gerou polêmica.

Países como Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Eslovênia, Croácia, República Tcheca, Eslováquia e Reino Unido já proibiram as indústrias de peles. Irlanda está em processo de proibição. Propostas legislativas nesse sentido foram apresentadas também na Bulgária e Lituânia.

Na Alemanha, as indústrias não foram proibidas, mas acabaram fechando após o país exigir o cumprimento de normas rigorosas de bem-estar animal, que, segundo o diretor de política de moda da Humane Society International, PJ Smith, tornaram a atividade inviável.

Smith lembra, porém, que essa prática cruel não foi proibida apenas na União Europeia. “Próximo às fronteiras da União Europeia, a Noruega, Sérvia, República da Macedônia e Bósnia e Herzegovina também proibiram a produção de peles.”

Com o fechamento das fábricas de visons nos Países Baixos, quatro milhões de peles a menos serão comercializadas. Lamentavelmente, isso será feito sob o custo do sofrimento de milhares de visons, que após viverem vidas miseráveis não terão a oportunidade de ter um recomeço digno.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


    Você viu?

    Ir para o topo