EnglishEspañolPortuguês

Caça de baleias tinge as águas de vermelho nas Ilhas Faroé

22 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Caçadores das Ilhas Faroé, na Dinamarca, mataram cerca de 300 baleias-piloto e golfinhos com a abertura da temporada de caça anual de baleias. Estima-se que a tradição cruel e retrógrada, chamada grindadráp, é realizada há mais de mil anos. No entanto, nos últimos anos, ativistas em defesa dos direitos animais lutam para conscientizar a população e pedir a proibição das caçadas.

A organização Sea Shepherd aponta que a caça de baleias nas Ilhas Faróe é uma “prática bárbar”a que precisa ser extinta. Esse ano, a caçada foi estimulada pelo ministro da Pesca, Jacob Vestergaard, que ainda deu orientações para realizar a matança dos animais atendendo aos critérios de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19.

Os caçadores reúnem as embarcações de modo a encurralar grupos de baleias e golfinhos. Indefesos e sem conseguir escapar, os animais são atacados com facadas e golpes de arpão. O sangue das baleias e golfinhos tinge o mar de vermelho. Os animais se contorcem de dor e desespero. Vídeos filmados por ativistas mostram cenas que parecem um filme de terror.

Em 2014, a Sea Shepherd conseguiu interromper a prática temporariamente, mas os pescadores conseguiram respaldo legal para dar continuidade à chacina e o governo autorizou a escolta de navios militares dinamarqueses para impedir a atuação da ONG durante a temporada de caça. Enquanto isso, a Sea Shepherd divulga imagens da grindadráp, com a esperança que a pressão internacional dê fim a essa tradição retrógrada e cruel.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

 

    Você viu?

    Ir para o topo