EnglishEspañolPortuguês

Barulho de barcos de observação atrapalham o descanso de baleia e filhote

2 de julho de 2020
7 min. de leitura
A-
A+
Imagem de baleia nadando
Pixabay

Um estudo descobriu que o constante barulho dos motores de barcos de observações oceânicas pode estar afetando as baleias-jubartes e seus filhotes enquanto eles param para descansar durante as suas longas migrações para a Antártida.

Pesquisadores relatam que, quando o barulho do motor aumentar, a taxa de respiração da baleia-jubarte mãe aumenta e elas nadam mais rapidamente.

Usando um alto-falante submerso que reproduzia o som do motor em diferentes volumes, pesquisadores monitoraram o comportamento de 42 pares diferentes de mães e filhos da baleia jubarte, baleias mães e seus filhotes no Golfo de Exmouth, no noroeste da Austrália.

O principal autor do estudo, Dr. Kate Sprogis, um pesquisador de mamíferos marinhos na universidade de Aarhus, na Dinamarca, contou ao “Guardian Australia” que os resultados mostram que as regras de observações de baleias deveriam incluir padrões nos níveis de ruído.

Sprogis e seus colegas reproduziram para o experimento, o movimento do barco de observação oceânica no Golfo, ficando pelo menos a 100 metros dos mamíferos tocando uma gravação de barulho de motor em três volumes.

Quando os volumes atingiam acima de 160 decibéis embaixo da água, as baleias começavam a apresentar mudança no comportamento. No volume mais alto -172 decibéis -, as baleias mães gastaram 30% menos tempo descansando, a taxa de respiração dobrou e a velocidade do seu nado aumentou em 37%.

Em uma pesquisa ainda não publicada, Sprogis diz que foram gravados 16 tipos de barcos de observação de baleias, com diferentes designs e, enquanto alguns barcos tinham um nível aceitável de volume, outros tinham motores altos o suficiente para provocar as baleias.

O Golfo de Exmouth no oeste e Baia de Queenslands Hervey no leste são lugares importantes de descanso para as baleias mães enquanto elas fazem suas viagens ao sul para a Antártida.

Sprogis completa: “Se as baleias são continuamente acordadas de seu descanso, ou se a mãe é continuamente perturbada da função de cuidar do seu filhote, então haverão consequências. Então, se o estressor é agudo ou cumulativo, os efeitos individuais podem levar a consequências populacionais.”

Existem diferenças nas regras cobrindo a observação de baleias nas águas das Comunidades dos Países Britânicos e águas locais que visam limitar o barulho.

Nas águas das Comunidades dos países britânicos e no parque marinho, grande barreira de recifes, os barcos de observação devem ficar a 100 metros de uma única baleia ou a 300 metros de filhotes, e somente se aproximar pelos lados.

Embarcações pessoais, como jet skis e drones, precisam ficar a 300 metros de distância. Uma “zona de precaução” de 300 metros de ambos os lados de uma baleia não pode ter mais de três barcos, com velocidades restritas a menos de seis nós.

As orientações da New South Wales tem as mesmas restrições, incluindo as mesmas regras para filhotes. Em Queensland, barcos também são permitidos a 100 metros das baleias, incluindo mães com seus filhotes, com a regra dos 300 metros da zona de precaução também inclusas.

Na Austrália ocidental, as regras de distância e velocidade são as mesmas de Queensland, sem regras específicas para os filhotes.

Numa pesquisa, publicada no diário eLife, Sprogis e seus colegas defendem que um novo limite de 150 decibéis deveria ser aplicado as orientações de observação de baleias.

Ela diz: “É importante para as baleias terem seu descanso sem serem perturbadas por estressores constantes. Se as embarcações de observação forem silenciosas, isso remove um estressor para as baleias, e a observação se torna mais ecologicamente correta com as melhores práticas e orientações. Austrália e outros países podem se esforçar para isso e se tornarem líderes.”

Dr Rebecca Dunlop, uma especialista nos efeitos de barulhos e sons em baleias, da Universidade de Queensland, afirma que é fato que o barulho embaixo d’água muda o comportamento das baleias.

Ela afirma: “Esse estudo recriou os efeitos da visita de um barco de observação em mãe e filhote, isso é novo. Os efeitos observados no estudo sugerem que sob circunstancias particulares, existe um potencial para consequências energéticas para o filhote – isso é, perda de peso causada pela alimentação reduzida caso a alimentação seja interrompida. Eu diria que o impacto na mãe, seria insignificante, elas são animais bem robustos. No entanto, se um filhote for repetidamente exposto a visita de barcos, há um potencial para algumas consequências, pois o filhote precisa consumir leite o suficiente para ter energia para lidar com a longa migração para a Antártida.”

John Peaker, dono do observatório de baleias Hervey Bay, em Queensland, trabalha em viagens de observação de baleias desde 1987. Em meados de Julho é o início da temporada de observação das baleias na Baía Hervey, quando as Jubartes estão indo para o sul.

Peaker diz que é importante entender qualquer impacto que a observação de baleias pode causar, mas é cético sobre a maneira com que o estudo foi desenvolvido e os níveis de barulho usados.

Ele diz que os barcos normalmente desligam os motores ou os deixam em ponto morto quando chegam próximos das baleias.

“Todos os operadores que eu conheço, desligam os motores assim que possível”, diz. “Pra mim isso não faz sentido porque, se você esta fazendo algum barulho, você não esta observando as baleias. Mesmo se você estiver em marcha lenta, as baleias na verdade vão embora se você desliga o motor.”

“Não há muitas coisas que incomodem as baleias. Elas são muito curiosas e nós ficamos perto das baleias uma hora por vez. Algumas vezes elas parecem gostar do motor, outras vezes não.”

Um porta-voz do Departamento de Agricultura, Água e Ambiente diz que as orientações para observação de baleias nas Comunidades dos Países Britânicos foram criadas para “classificar barulho e potenciais impactos para os cetáceos de operações de barcos e aeronaves e incluir medidas para mitigar os impactos.”

Novas orientações foram liberadas em 2017 “depois de uma consulta compreensiva com o Estado e grupos de interesse do governo territorial, profissionais comerciais de observação de baleias, cientistas especialistas e o público.”

“As orientações não identificam os limiares dos barulhos por causa da dificuldade em classificar fatores locais específicos que influenciam a intensidade, duração e extensão da acústica submersa, como temperatura da água, tipo de solo e batimetria. As orientações atuais dão um balanço apropriado entre gerenciar as operações de observação das baleias e a proteção delas.”

Um porta-voz do departamento de Planejamento, Indústria e ambiente de NSW (New South Wales estado da Austrália ) disse que a população de baleias Jubarte na costa leste estão aumentando, com uma estimativa para 2020 de 35.000 para 40.000.

O porta-voz disse: “Esses sinais positivos sugerem que as atuais orientações e gestões de atividades são efetivas na proteção das espécies.”

Um porta-voz do Departamento de Meio-ambiente e Ciência diz que as migrações das baleias Jubartes foram “um dos maiores espetáculos da natureza que gerou milhões de dólares para a economia de Queensland”.

Não existiam planos de alterar as orientações de observação de baleias em relação aos níveis de barulho, diz o porta-voz.

Os operadores de tours comerciais de observação de baleias dentro do parque marítimo precisam de uma permissão, mas fora dos parques marítimos “não necessitam permissões mas devem aderir as distancias de aproximação”. As baleias de interesse especial como as Migaloos brancas têm regras rigorosas.

“Existem limites de aproximação rigorosos que se aplicam a todas as embarcações marinhas, incluindo os barcos de observação de baleias, que foram criados para prevenir de as baleias serem incomodadas ou ficarem aflitas.”

“Existem altas penalidades para a violação dos limites de proximidade, multas que devem ser pagas no local no valor de $667.25 dólares australianos e a multa máxima de $16,014 pode ser aplicada. A penalidade máxima de se aproximar muito de uma baleia de interesse especial pode chegar até $22,019.25 dólares australianos.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo