Touro é torturado, humilhado e morto em primeira tourada realizada após o lockdown

Bruna Araujo
julho 30, 2020

Imagens terríveis mostram um touro sendo humilhado e tendo uma espada cravada em sua costas na primeira tourada realizada na Espanha após a flexibilização do lockdown no país.

O espetáculo terrível e cruel foi filmado em Ávila, a 80 quilômetros de Madri, e foi duramente criticado por organizações em defesa dos direitos animais, que lutaram arduamente para que a prática fosse banida durante a pandemia.

La Tortura No Es Cultura

Ativistas espanhóis afirmam que é inconcebível que animais sejam mortos para entretenimento do público em meio a uma onda de casos de Covid-19 na Espanha. Carmen Ibarlucea, do grupo La Tortura No Es Cultura, questiona quantas mortes serão necessárias para a vida, de qualquer espécie seja reconhecida, respeitada e valorizada: “Já tivemos uma overdose de morte e dor nos últimos meses?”.

As imagens da tourada foram feitas pelas organizações La Tortura No Es Cultura e Animal Guardians. Elas mostram o animal vertendo muito sangue pela boca enquanto é atraído pelo toureiro, que empala o touro com uma lança. O animal agoniza e morre lentamente sob o olhar satisfeito de seu algoz. Quando o touro tomba, a plateia aplaude. O toureiro ainda crava uma pequena faca na cabeça do animal, que se contorce.

O vídeo também mostra que os lugares da plateia estavam apenas com menos da metade dos assentos ocupados. Alguns locais pareciam completamente abandonados. Após torturar o touro até a morte, o toureiro cortou um dos cascos do animal como lembrança. Não é incomum que toureiros mutilem os animais após torturá-los, caudas e orelhas costumam ser cortadas e levadas como “souvenir”.

Momentos depois do espetáculo bárbaro e sangrento, outro touro é solto na arena para que a tortura recomece. Para a ativista Marta Esteban Miñano, do grupo Animal Guardians, a baixa presença de público é um sintoma de que não há mais espaço para touradas na Espanha. “O lobby das touradas está clamando há meses, pedindo dinheiro público e exigindo poder realizar uma tourada”, aponta.

A indústria das touradas foi fortemente atingida pela pandemia de Covid-19 e ativistas tiveram a esperança que ela finalmente chegasse ao fim, mas, infelizmente, o governo espanhol injetou recursos públicos para que espetáculos onde animais são cruelmente torturados prosperem e sigam sendo realizados. Além do financiamento para as touradas, fazendas que criam animais para a praça de touros recebem dinheiro da UE.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>