
Um incêndio florestal destruiu 673 hectares da Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, no Rio de Janeiro – o correspondente a 17% do território. O fogo foi controlado na última quarta-feira (29).
O tamanho da destruição se equivale a 673 campos de futebol, isso é, 6,7 milhões de metros quadrados. A reserva tem 3.862 hectares e está localizada na Serra dos Órgãos.
Trata-se do maior incêndio registrado na região neste ano. As chamas se originaram em um carro incendiado por seu proprietário. O aposentado de 66 anos tentou dar um golpe no seguro do veículo.
O caso foi descoberto após imagens de câmera de segurança flagrarem o homem comprando gasolina em um posto de combustíveis em Três Rios no dia anterior ao crime. O motorista, que compareceu à delegacia para denunciar que seu carro havia sido roubado e incendiado por criminosos, foi preso após a polícia desconfiar de sua versão. Ele responderá pelos crimes de estelionato tentado e incêndio.
Mais de 100 pessoas se uniram para interromper o incêndio, que só foi controlado após três dias. Faziam parte da força-tarefa militares do Corpo de Bombeiros e agentes do Inea, Ibama, ICMBio, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal.