Algas deixam alpes italianos rosados e causam preocupações quanto ao degelo

Bruna Araujo
julho 27, 2020

Divulgação

Cientistas na Itália estão investigando o misterioso aparecimento de gelo glacial rosa nos Alpes, causado por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas.

Há um debate sobre a origem das algas, mas Biagio Di Mauro, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, disse que a neve rosa observada em partes da geleira Presena é provavelmente causada pela mesma planta encontrada na Groenlândia.

“A alga não é perigosa, é um fenômeno natural que ocorre durante os períodos de primavera e verão nas latitudes médias mas também nos polos”, disse Di Mauro, que já havia estudado as algas na geleira Morteratsch, na Suíça.

A planta, conhecida como Ancylonema nordenskioeldii, está presente na chamada Zona Escura da Groenlândia, onde o gelo também está derretendo.

Normalmente, o gelo reflete mais de 80% da radiação do sol de volta à atmosfera, mas quando as algas aparecem, elas escurecem o gelo, que absorve o calor e derrete mais rapidamente.

Mais algas aparecem à medida que rapidamente o gelo derrete, dando-lhes água e ar vitais e adicionando tons vermelhos ao gelo branco no Passo Gavia, à 2 618 metros de altitude.

“Tudo o que escurece a neve faz com que a mesma derreta porque acelera a absorção de radiação”, disse Di Mauro.

“Estamos tentando quantificar o efeito de outros fenômenos além do humano no superaquecimento da Terra”, disse Di Mauro, observando que a presença de andarilhos e teleféricos também pode ter um impacto nas algas.

Os turistas na geleira lamentam o impacto das mudanças climáticas. “O superaquecimento do planeta é um problema, a última coisa que precisávamos era de algas”, disse a turista Marta Durante.

“Infelizmente estamos causando danos irreversíveis. Acredito que já estamos em um ponto sem volta.”

Elisa Pongini, de Florença, disse que sentia que a Terra estava “devolvendo tudo o que fizemos”.

“2020 é um ano especial: coisas terríveis aconteceram”, disse ela. “Na minha opinião, os fenômenos atmosféricos estão piorando. A mudança climática é cada vez mais evidente. ”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>