Crime ambiental

Caça a animais no Parque do Iguaçu registra aumento durante a pandemia

As autoridades acreditam que a caça aumentou no parque porque as pessoas estão desempregadas e com mais tempo livre

O parque abriga as Cataratas do Iguaçu (Foto: Christian Rizzi/Parque Nacional)
O parque abriga as Cataratas do Iguaçu (Foto: Christian Rizzi/Parque Nacional)

Após o fechamento do Parque Nacional do Iguaçu por conta da pandemia de coronavírus, a caça a animais silvestres aumentou no local. Desde janeiro de 2020, nove caçadores foram presos em flagrante. No mesmo período do ano passado, foram apenas duas.

As autoridades acreditam que a caça aumentou no parque porque as pessoas estão desempregadas, com mais tempo livre e acabam recorrendo às caçadas como forma de divertimento.

O parque, localizado no Paraná, em uma região que faz divisa com o Paraguai e a Argentina, é uma área de preservação ambiental que contém 185.000 hectares apenas no lado brasileiro. Também é o lar de muitos animais, inclusive ameaçados de extinção, como a onça-pintada.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Além dos caçadores, apetrechos de caça também foram apreendidos no local pela Polícia Militar Ambiental e pelo ICMBio, responsáveis por administrar a reserva ambiental. Até o momento, 85 armadilhas e 11 acampamentos foram destruídos após serem encontrados na mata.

O maior remanescente de Mata Atlântica do Sul do Brasil está localizado dentro do parque, que também abriga as famosas e exuberantes Cataratas do Iguaçu. Além de caçadores, exploradores vegetais também invadem o local para por a rica flora do local em risco.

Caçar animais silvestres é considerado crime ambiental no país desde 1967.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui