ONG promove campanha solidária de inverno em prol dos animais em Osasco (SP)

Renê Costa
July 16, 2020

ONG promove campanha solidária de inverno em prol dos animais em Osasco-SP
Foto: Arquivo Pessoal/ Carmem Lúcia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil. Apenas no Estado de São Paulo esse número pode chegar a 2 milhões, sem contar a grande quantidade de animais retirados das ruas por ONGs e protetores independentes. A pandemia de Covid-19 agravou ainda mais esse quadro.

Com a chegada do inverno, a época mais fria do ano, essa situação pode piorar. Pensando nisso, duas amigas, fundadoras da ONG Marcha Manchinha, decidiram promover uma campanha solidária de inverno em prol dos animais, buscando arrecadar principalmente ração, e produtos que possam aquecer os animais nesse inverno; como cobertinhas, casinhas, roupinhas, entre outros produtos de uso animal. Ação será realizada na cidade de Osasco, região da Grande SP.

Segundo a fisioterapeuta Lilian Uyema, 35 anos, uma das organizadoras do evento, a campanha será uma parceria entre a ONG Marcha Manchinha e instituições que resgatam cães e gatos em situação de rua na cidade de Osasco, e na capital.

“Além das ONGs parceiras que resgatam os animais em situação de rua, vamos doar os produtos em comunidades aqui da cidade para protetores independentes”, afirmou Lilian em entrevista à ANDA.

Já para a paisagista Carmem lúcia Mariano, 47 anos, que também é uma das organizadoras do evento, a campanha é importante, pois não só os cães de ONGs serão ajudados, mas também os cães em situação de rua serão beneficiados com a ação.

A campanha também contará com parcerias com empresas fabricantes de ração, pet shops, clínicas veterinárias, hospital veterinário 24 horas e os comércios da região. Além da prefeitura de Osasco, que através da Secretaria do Meio Ambiente está apoiando a campanha cedendo o local para realização do evento.

Solidariedade com segurança

Em razão da panemia, a ONG Marcha Manchinha decidiu que as doações serão feitas em sistema de “Drive-Thru” em um espaço totalmente aberto, no qual a pessoa entra com seu carro, entrega a sua doação e vai embora rapidamente.

“O intuito é promover uma ação solidária, mas com todos os cuidados e recomendações da OMS, respeitando o distanciamento social e também atendendo as regras da prefeitura de Osasco para não acontecer aglomerações de pessoas no local”, ressaltou uma das organizadoras.

O evento será realizado neste sábado, dia 18 julho, das 10 as 17 horas, na rua Narciso Sturlini, no estacionamento da Prefeitura de Osasco.

Lilian Uyema, uma das organizadoras do evento ainda ressalta que as empresas que fizerem doações poderão divulgar seu material de trabalho no horário da ação, tendo exposto o seu trabalho em banners, faixas e nas redes sociais da organização.

Legado deixado

A ONG Marcha Manchinha nasceu em novembro de 2018, após um segurança do Hipermercado Carrefour agredir com uma barra de ferro um cachorro. Após ser cruelmente ferido, Manchinha, como foi batizado o pequeno cãozinho, foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Osasco, vindo a óbito poucos dias depois.

O caso demorou três dias para ser denunciado às autoridades. O segurança confessou o crime, declarando-se arrependido. Após a conclusão do inquérito, no dia 18 de dezembro de 2018, o funcionário foi considerado réu pelo crime de abuso e maus-tratos a animais. No entanto, não foi preso imediatamente, respondendo em liberdade.

O caso, divulgado por redes sociais, repercutiu rapidamente, gerando uma onda de protestos pelo Brasil, contra a rede de lojas. Vários famosos, como Tatá Werneck e Luciano Huck, publicaram repúdio ao caso em suas redes sociais. A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para apurar as causas do falecimento animal e vários funcionários do Carrefour tiveram que prestar depoimento.

Manchinha recebeu várias homenagens após sua morte. Em fevereiro de 2019, o caso serviu de justificativa para a proposição de leis mais rigorosas ao crime contra de maus-tratos a animais. O congresso nacional aprovou o aumento da pena e da multa para responsáveis por maltrato a animais, de um ano de detenção para quatro anos, com multa máxima de mil salários mínimos.

A campanha deste sábado não será a primeira ação da ONG Marcha Manchinha. Em novembro de 2019, a organização realizou uma passeata com o objetivo conscientizar as pessoas contra os maus-tratos aos animais, lembrando um ano da morte do pequeno cachorrinho Manchinha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#justiçapelospits #apoioaospoliciais

Uma publicação compartilhada por Marcha Manchinha (@marcha.manchinha) em

“Infelizmente não podemos trazer a vida do Manchinha de volta, mas vamos transformar em ações para conscientizar e ajudar a vida dos animais, lutando para que o mesmo não aconteça com os demais animais que vivem em situação de rua”, enfatizou Lilian.

Relembrando que o cachorro Manchinha para sempre deixará seu legado. “Mas que manter o nome do Manchinha é lembrar sempre do legado que esse cachorro nos deixou, que foi cuidar e proteger a todos os animais”, concluiu a organizadora.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>