EnglishEspañolPortuguês

Dia do Engenheiro Florestal: uma oportunidade para refletir sobre nossas florestas

12 de julho de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Dia do engenheiro florestal é uma bela oportunidade para repensar a preservação das nossas florestas nativas.
Foto: Reprodução/ Top florestal

Hoje, 12 de julho, é celebrado o Dia do Engenheiro Florestal, profissional responsável por avaliar e estudar o uso sustentável das florestas. A data foi escolhida em homenagem a São João Gualberto, falecido em 1973 e considerado pelo Papa Pio XII, em 1952, o protetor das florestas.

O profissional da engenharia florestal tem uma grande relevância na preservação das florestas, uma vez que o nosso país possui uma vasta área florestal que depende desse profissional para ser gestada de forma ética e apropriada a fim de evitar a destruição e o uso irresponsável dos recursos naturais.

Para o engenheiro florestal e mestre em Manejo de Recursos Florestais, Paulo Roberto Lessa (32), a principal função desse profissional é mitigar e evitar os impactos do desmatamento nas florestas. “Hoje, 1% do território nacional é de florestas plantadas, esse 1% de florestas plantadas é o que nós gerenciamos, o que faz com que a gente não precise desmatar as florestas nativas, como agente fez há muito tempo atrás para uso de madeiras”, disse Lessa em entrevista à ANDA.

Ele aponta ainda que outra demanda que vem de encontro aos objetivos da Engenharia Florestal é garantir que as leis que protegem as florestas sejam cumpridas, para garantir a preservação do habitat da fauna e da flora, mantendo a integridade e o equilíbrio dos ecossistemas. Assim, o engenheiro florestal atua não só a favor sobrevivência das áreas verdes do mundo, mas também preserva o lar dos animais que vivem em estado selvagem, bem como a nossa própria sobrevivência.

Multidisciplinaridade

Segundo a bióloga Úrsula Taveira Domingues (36), o engenheiro florestal deve trabalhar em conjunto com a área da biologia, quando se fala na questão de restauração de uma área degradada. “A gente orienta os engenheiros florestais, na questão dos hábitos dos animais, que espécies podem ser zoocóricas e que espécies de arvores podem ter potencial de atratividade para a fauna”, salienta Domingues.

Outro ponto levantado pela especialista, é o trabalho multidisciplinar entre o profissional de engenharia florestal e o biólogo no momento do corte da vegetação para construção de um empreendimento. “Nós começamos com uma análise geral da área, descobrindo o que tem naquela região, após a primeira análise entramos na parte principal da ação que é verificar se não tem algum animal em extinção no território”, continuou.

Ela ressalta ainda que o melhor caminho é o trabalho em conjunto entre profissionais das mais diversas áreas. “A gente faz um trabalho de resgate de fauna, se for em áreas isoladas (sem vegetação em volta) levamos os animais resgatados para um lugar que ele possa ser destinado, geralmente para uma unidade de conservação ou áreas protegidas, sendo uma decisão em conjunto com os órgãos ambientais”, finalizou.

Você pode ajudar a preservar as florestas

É sempre bom lembrar a importância das florestas para a nossa sobrevivência, e a conscientização da população é primordial.
No Brasil, a responsabilidade é ainda maior, já que possuímos a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, sendo uma das mais importantes em reservas energéticas, e uma fauna e flora amplamente diversificada.

Sendo que 10% das espécies de fauna e flora do mundo está praticamente em toda a costa brasileira. Todas elas são responsáveis por uma grande parte do equilíbrio ecológico do país e do mundo, afetando diretamente a nossa vida, tanto nos aspectos da saúde e bem estar, quanto econômicos.

Por que é importante preservar a floresta amazônica?

Dona de uma bacia hidrográfica notável: a bacia hidrográfica amazônica é considerada a maior bacia do país e uma das maiores do mundo. Segundo dados do ministério do Meio Ambiente, essa região hidrográfica representa 40% do território do país, somando 60% de todos os recursos hídricos brasileiros.

Mantém os índices de chuva: a vegetação nativa da Amazônia também contribui para o processo de evapotranspiração. Esse fenômeno se trata da perda de água do solo ou perda de água das plantas durante o seu processo de respiração. Como resultado, o líquido evapora para a atmosfera e resulta na formação de massas de ar, que carregam umidade para o restante do Brasil e países vizinhos aqui da América Latina.

É o lar de muitas espécies que devem ser preservadas: a floresta amazônica é conhecida internacionalmente pela sua diversidade natural. Segundo o instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a região concentra a maior biodiversidade do mundo. Ao todo, são mais de 145 mil espécies. Dessa forma, assegurar a preservação da biodiversidade desse bioma é fundamental para garantir a sobrevivência dos seres vivos que nele habitam.

Foto: Reprodução/Pixabay

Cada um de nós podemos fazer a nossa parte para ajudar a salvar as nossas florestas. Listamos alguns exemplos de como contribuir para diminuir o desmatamento; primeiro reduza o impacto ambiental, reciclando os produtos que você usa no seu cotidiano.

Segundo ponto, faça uso inteligente do papel, antes de imprimir, se pergunte se é necessário imprimir, se não tem outra forma de verificar essas informações e por último tenha consciência do seu impacto, entendendo que suas ações diárias podem salvar milhares de árvores diariamente.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo