EnglishEspañolPortuguês

Pelo menos 13 países da UE estarão 100% livres de carvão até 2030

15 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

As emissões de poluição atmosférica na Europa continuam caindo enquanto diversos países então realizando a transição do uso de carvão como fonte de energia para alternativas renováveis que impactem menos nos meio ambiente. Estima-se que até 2030, pelo menos 13 países membros da União Europeia abolirão completamente o urso de carvão. Os dados foram divulgados em um relatório recente elaborado pela Agência Europeia do Meio Ambiente.

A Áustria e a Suécia se comprometeram a não utilizar carvão como fonte de energia esse ano. Em abril desse ano, a Áustria encerrou sua última usina de carvão em abril. O fechamento foi chamado de “histórico” e faz parte de uma série de políticas ambientais adotadas pelo país para se tonar neutro em carbono até 2040. Uma semana depois, a Suécia tomou a mesma decisão e também encerrou sua última usina de carvão, dois anos antes do previsto.

O primeiro país a abandonar completamente o uso de carvão foi a Bélgica, em 2016. Estimativas feitas pela organização sem fins lucrativos Europe Beyond Coal, França, Eslováquia, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, Holanda, Finlândia, Hungria e Dinamarca devem abandonar o uso da matéria-prima fóssil até 2030. Muitos países estão recorrendo a outras fontes de energia, como a energia solar e eólica. Em 2018, as energias renováveis ​​representaram 18,9% da energia consumida na UE.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


    Você viu?

    Ir para o topo