EnglishEspañolPortuguês

Mudanças climáticas ameaçam narvais, os unicórnios do mar

1 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

As mudanças climáticas causadas pela pecuária podem levar os narvais à extinção. A espécie, também conhecida como unicórnio do mar, é um das mais especiais do mundo, pois possui uma longa presa, que na verdade é um dente, nos indivíduos do sexo masculino. Narvais são parentes das baleias belugas e vivem principalmente no ártico canadense e águas da Gronelândia.

Atualmente, acredita-se que existam apenas 80 mil indivíduos da espécie. Segundo a World Wildlife Fund (WWF), o status de proteção dos narvais é de “quase ameaçado”, mas isso pode mudar repentinamente. Com o aumento da temperatura dos oceanos, a espécie pode passar rapidamente para o status de “ameaçada” para completamente extinta, pois os narvais dependem inteiramente do seu habitat.

Pesquisadores estimam que o habitat dos narvais diminuirá 25% até o fim desse século. Para sobreviver, a espécie precisaria migrar para outras áreas já ocupadas por outras espécies e também ameaçadas pelas atividades humanas. A destruição do habitat dos narvais criará um profundo desequilibro da fauna marinha do ártico e os colocará em choques com grandes predadores, como orcas.

Caça

Além de lidar com as mudanças climáticas, os narvais também sofrem com a ameaça de caçadores. Um cientista que preferiu não se identificar disse em uma entrevista ao The Mirror que caçadores dizimaram uma população ancestral de narvais na Groenlândia, onde atualmente há apenas 246 narvais, que convivem diariamente com o aquecimento dos oceanos e a ganância humana.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo