Crime

Mais de 15 gatos são mortos por envenenamento em mercado no Recife (PE)

O caso foi denunciado à Delegacia de Polícia e do Meio Ambiente (Depoma) e será investigado

Divulgação
Divulgação

Mais de 15 gatos foram encontrados mortos no Mercado da Encruzilhada, no Recife, em Pernambuco. A vereadora Goretti Queiroz (PSB) denuncia que as mortes foram causadas por envenenamento. Os animais viviam em situação de abandono.

Um ofício foi enviado pela parlamentar à Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csubr), responsável pelas feiras e mercados da cidade, e ao gestor do Mercado da Encruzilhada, Paulo Guerra. A vereadora pede que providências sejam tomadas, incluindo a investigação do caso, a análise de imagens de câmeras de segurança e a responsabilização dos responsáveis pelos crimes. O caso também foi denunciado à Delegacia de Polícia e do Meio Ambiente (Depoma).

Casos de envenenamento também foram denunciados, no início do ano, no Mercado da Boa Vista. “Antes da pandemia, fiz uma visita aos gestores do mercado e também ao gestor da Csurb, Osório Peixoto, para pedir providências e fiscalização nos casos de maus-tratos aos animais. Já estava me programando para iniciar o “Circuito dos Mercados”, programa de mandato, que visa fazer visitas a esses centros para levar castração para os animais, além de cartilhas educativas para conscientizar os comerciantes e moradores das proximidades”, disse.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Animais costumam ser envenenados com frequência no Recife, segundo a parlamentar. “Infelizmente esse não é o primeiro caso que acontece na capital. Ano passado, por exemplo, houve uma grande chacina com a morte de mais de 30 gatos em uma praça da cidade. Contratei, com dinheiro próprio, câmeras de segurança para tentar diminuir esses casos na localidade. De lá para cá, não soubemos mais de mortes como essas, mas esse trabalho de conscientização precisa se estender para todos os locais públicos onde há animais abandonados, além da instalação das câmeras de segurança”, afirmou.

Gorreti informou que, após contatar o gestor do Mercado da Encruzilhada, recebeu a resposta de que ele irá colaborar com as investigações, concedendo informações à delegacia na próxima segunda-feira (8).

“Ele está disposto a colaborar com o caso e me informou que há um orçamento pronto para a colocação de câmeras no Mercado da Encruzilhada, mas que há um entrave junto aos permissionários que não querem custear a compra desses equipamentos. Então, eu me coloquei à disposição para discutir com a prefeitura do Recife a colocação das câmeras não só nesse mercado, mas em todos os centros públicos do Recife. Isso, inclusive, é uma questão de segurança pública. Ganham os animais e ganham as pessoas”, finalizou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Bom dia, pra quem? Hoje acordei com a notícia de que estão assassinando diariamente os gatos do Mercado da Encruzilhada, já passam de 20 o número de mortos. Eu até ensaiei gravar uns stories falando sobre, mas eu simplesmente não consegui. É triste e revoltante, e eu estou muito mal! Pra quem não sabe, o Mercado da Encruzilhada é um dos pontos em que eu atuo na cidade, contribuindo com a alimentação deles e fazendo alguns resgates. Luzia veio de lá! Carminha veio de lá! Nós, protetores animais, fazemos um trabalho de formiguinha, e cada um faz como pode. Ajuda na alimentação, resgata, leva pra casa e se doa, doamos boa parte das nossas horas diárias pra cuidar, alimentar e dar amor a eles que conhecem de perto a maldade humana. E é por ver de perto e sentir essa maldade que os que estão por lá estão em choque e assustados. Eu não sei, sinceramente, o que faz uma pessoa simplesmente exterminar animais. Essa pessoa não tem trabalho com eles, não gastam seu dinheiro com eles. Ganham o que agindo assim? Esse post é um desabafo na verdade, eu não tenho muito o que dizer e nem fazer a respeito, cabe somente denunciar sabendo que não vai dar em nada. Que dia triste! Essa foto estava separada para o #tbt de hoje e é com Mia, a primeira gata que resgatei no Mercado da Encruzilhada. Sorte a dela, hoje tem casa e amor.

Uma publicação compartilhada por Mais Um Gato – Kamila Alves (@maisumgato) em


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui