EnglishEspañolPortuguês

Lar e acolhimento: homem deixa terras de herança para elefantes

23 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem de elefante em meio a uma floresta
Pixabay

Um homem indiano optou por deixar a maior parte de sua terra a dois elefantes que, segundo ele, salvaram sua vida de intrusos, uma decisão que desapontou sua esposa e filhos.

Akhtar Imam, de uma vila no estado oriental de Bihar, disse que mudou sua vontade de deixar 2,5 hectares para os gentis gigantes Moti (Pearl) e Rani (Queen). “Simplesmente não quero dificuldades para meus Moti e Rani, que não são menos que minha família”, disse Imam, 50 anos, à AFP enquanto banhava os animais. “Não quero que meus elefantes enfrentem o destino dos que vivem em cativeiro, órfãos ou abandonados, que morrem nas ruas ou em campos desertos devido à falta de cuidados adequados.”

Imam, que administra um fundo de vida selvagem, criou Moti, de 20 anos, e Rani, de 15, desde quando nasceram de outro elefante domesticado, que já morreu. Cada elefante tem dois funcionários cuidando deles dia e noite, e percorre sua propriedade livremente.

Ele disse que seu amor pelos irmãos cresceu ainda mais quando eles o salvaram de “criminosos portadores de armas”, que ele disse que tentaram matá-lo no ano passado, enquanto dormia. “Quando abri minha porta para ver por que os elefantes estavam tocando, vi que estavam perseguindo criminosos por perto”, disse ele. “Estou vivo devido aos meus elefantes, que trabalharam como guarda-costas para mim.”

Imam disse que também deixaria uma quantidade menor de terra e sua casa para sua esposa e filhos, mas eles não ficaram muito felizes. “Eles não entendem que os elefantes não são um objeto de exibição para mim. Meu relacionamento com os elefantes é para toda a vida. Nós nos amamos.”

O gesto de Imam veio como uma controvérsia na Índia sobre a recente morte de uma elefanta grávida, que comeu frutas com explosivos no estado de Kerala, no sul. Os elefantes asiáticos – Elephas maximus – costumavam andar pela maior parte da Ásia, mas hoje estão restritos a 15% da faixa original.

A espécie está listada como ameaçada de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Dos 45.000 restantes, cerca de um terço vive em cativeiro. Alguns elefantes asiáticos vivem até os 70 anos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo