EnglishEspañolPortuguês

Greta Thunberg é considerada principal símbolo de educação ambiental para crianças

30 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

A jovem ativista ambiental Greta Thunberg está inspirando crianças e adolescentes a ensinarem seus pais e familiares a adotarem boas práticas de reciclagem. Uma pesquisa realizada pela Associação de Fabricantes de Embalagens de Metal (MPMA) entrevistou mais de 2 mil pais de crianças em idade e escolar e quase metade dos responsáveis afirma que é criticada pelos próprios filhos por não reciclarem ou por não descartarem o lixo de forma adequada.

Pelo menos 40% dos pais afirmam que seus filhos são os principais incentivadores de práticas positivas de reciclagem e sustentabilidade em casa. Um dos principais motivos para a consciência sobre a preservação ambiental em jovens e adolescentes é a crescente popularidade de Greta Thunberg. A ativista mostra que todos podem colaborar para salvar o planeta das mudanças climáticas, principalmente as crianças.

A campanha de Greta pedindo mais atenção para o meio ambiente teve início quando ela tinha apenas 15 anos. Em um protesto, ela se sentou sozinha do lado de fora do parlamento sueco em agosto de 2018 segurando um cartaz pintado a mão exigindo às autoridades locais e mundiais tomassem medidas para combater a crise climática. Ela fundou a Fridays For Future e inspira crianças em todo o mundo a defenderem o futuro do planeta.

Em 2019, Thunberg fez um caloroso discurso em uma conferência da ONU nos EUA denunciando que não é justo deixar para os mais jovens a responsabilidade da luta contra as mudanças climáticas. “Como você se atreve? Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola, do outro lado do oceano, mas todos vocês vêm até nós, jovens, em busca de esperança. Como você ousa?”, disse a ativista em tom questionador.

Mais de um terço dos adultos entrevistados pela MPMA afirmam que seus filhos passou a se importar mais com questões ambientais após conhecer o ativismo de Thunberg. “As crianças agora estão aprendendo sobre como ser verde na escola. Pessoas como Greta Thunberg são populares. Muitos jovens sabem mais sobre reciclagem do que seus pais. As crianças estão muito entusiasmadas com o meio ambiente e pode ser uma oportunidade para as pessoas aprenderem”, disse um porta-voz da associação.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo