EnglishEspañolPortuguês

Foca luta para sobreviver após ficar presa em rede de pesca

3 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Imagens assustadoras e comoventes mostram uma pequena e frágil foca presa em uma rede de pesca e alertam para o risco do descarte inadequado de resíduos plásticos para a vida selvagem. A jovem foca, batizada carinhosamente de Galactica, sofreu ferimentos graves após linhas de uma rede de pesca ficarem enroscadas em seu pescoço causando lacerações profundas e extremamente dolorosas.

Ela foi encontrada em uma praia de Norfolk, na Inglaterra, e resgatada por uma equipe da East Winch Wildlife Centre, que a acolheu para tratamento emergencial. Ela está recebendo cuidados especializados e ainda não há estimativas se ela se recuperará o suficiente para ser devolvida aos seu habitat. Uma semana antes do resgate de Galactica, outra foca também foi resgatada, mas não sobreviveu.

No centro dessas ocorrências esta a ação humana. Norfolk é o lar de uma importante população de focas. O macho resgatado antes de Galactica também estava emaranhado em uma rede de pesca. O material estava tão apertado que causou inchaço na cabeça do animal. O sofrimento da foca foi lancinante. “Foi comovente ver essa criatura grande e bonita morrer enquanto lutávamos para salvá-lo”, disse Alison Charles, da East Winch Wildlife Centre.

Galactica está sob tratamento intensivo e não está fora de perigo. Ela está recebendo antibióticos e analgésicos, além de banhos diários para limpar a ferida e estimular a cicatrização natural. Se sobreviver, a foca ainda passará por vários meses de tratamento médico e reabilitação.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo