EnglishEspañolPortuguês

Estudo analisa a conexão entre o câncer e as mudanças climáticas

7 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um novo estudo realizado por pesquisadores da American Cancer Society e Harvard University aponta que as mudanças climáticas estão aumentando a exposição da população mundial a agentes cancerígenos. A pesquisa, publicada na CA: a cancer journal for clinicians afirma ainda que o aumento da temperatura do planeta, possivelmente, prejudica o tratamento eficaz do câncer em pessoas já diagnosticadas.

Cientistas estimam que apenas em 2020, cerca de 10 milhões de pessoas morrerão de câncer. Felizmente, atualmente muitos cânceres são evitáveis ​​e potencialmente curáveis, em parte graças a terapias contra o câncer cada vez mais eficazes. A detecção precoce e a identificação e controle de fatores de risco de câncer também apoiam a prevenção e cura de neoplasias malignas.

Para os autores do estudo, Leticia M. Nogueira Ph.D., MPH, K. Robin Yabroff Ph. D. e Aaron Bernstein MD, MPH, o fator ambiental não deve ser subestimado. “As mudanças climáticas já estão aumentando o risco de câncer através do aumento da exposição a agentes cancerígenos, após eventos climáticos extremos, como furacões e incêndios florestais”, dizem os pesquisadores.

Eventos climáticos extremos expõem as pessoas a agentes cancerígenos e reduzem simultaneamente sua capacidade de procurar apoio. Esses eventos também podem impactar severamente a infraestrutura médica, essencial para o tratamento eficaz do câncer. “Além de aumentar o risco de câncer, as mudanças climáticas também estão afetando a sobrevivência do câncer”, apontam.

A redução do impacto contínuo das mudanças climáticas afetará positivamente a saúde planetária e humana. A redução de poluentes atmosféricos, em geral, poderia ajudar a impedir o aquecimento global adicional. Também poderia reduzir a exposição das pessoas a agentes cancerígenos no ar. Cuidar do meio ambiente é cuidar do planeta e de todos nós.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo