EnglishEspañolPortuguês

Coronavírus motiva mais pessoas a considerarem o veganismo

11 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Ideia de se tornar vegano passou a ser mais considerada por um quarto dos jovens de 21 a 30 anos no Reino Unido (Foto: Acervo Million Dollar Vegan)

De acordo com um relatório divulgado esta semana pela empresa de pesquisa global de mercado Mintel, a ideia de se tornar vegano passou a ser mais considerada por um quarto dos jovens de 21 a 30 anos no Reino Unido.

A motivação foi a chegada do novo coronavírus, que tem sua origem associada à intervenção humana na vida silvestre e ao consumo de animais. Além disso, 23% dos entrevistados, de um total de dois mil, disse que está consumindo mais vegetais desde o início da pandemia.

O diretor associado da Mintel Food and Drink, Alex Beckett, disse que mesmo antes da chegada da Covid-19 já haviam percebido um crescente interesse por alimentos e bebidas sem ingredientes de origem animal, e não apenas no Reino Unido, mas no mercado global.

A pandemia também tem motivado as pessoas a desperdiçarem menos alimentos, conforme relatório da Mintel, assim como estimulado mais o interesse por cozinhar – inclusive metade dos entrevistados disse que planeja preparar mais alimentos em casa.

Mercado brasileiro e projeção futura

Vale lembrar que o Brasil também experimenta mudanças bem significativas. Em um período de quatro anos, a oferta de produtos veganos no país cresceu pelo menos 677%, em consequência da demanda, segundo a Mintel. A tendência é de crescimento mais substancial para os próximos anos, conforme a população modifica seus hábitos e se abre para novas mudanças.

De acordo com relatório da empresa de pesquisa de mercado Allied Market Research, o mercado global de alimentos veganos deve valer o equivalente a mais de R$ 165 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta de 10,5%.

O relatório, que inclui o potencial brasileiro de consumo, diversificação e transição para produtos veganos, também destaca países como China e Índia como mercados que estão se abrindo cada vez mais para a produção e entrada de alimentos de origem não animal, e que devem contribuir de maneira substancial com esse crescimento.

Como até 2018 esse mercado valia o equivalente a R$ 74,8 bilhões, isso significa que o seu valor vai mais do que dobrar nos próximos seis anos, o que é um reflexo da mudança de hábitos dos consumidores em diversas partes do mundo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo