Saúde animal

Clínicas são inauguradas para atender animais gratuitamente no Rio de Janeiro

As unidade foram inauguradas por conta do aumento da demanda por atendimento veterinário durante a pandemia

(Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

Após inaugurar, no início de junho, um castramóvel para esterilizar animais das comunidades do Rio de Janeiro, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal inaugurou, no sábado (27) e na segunda-feira (29), mais duas unidades de Saúde Médica Veterinária em Paciência e Flamengo, respectivamente. O serviço prestado pelas clínicas será gratuito e realizado mediante agendamento prévio, através do aplicativo Bicho Rio Subem.

O Subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula, explicou que a unidade do Flamengo foi conquistada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ser Educacional, do Centro Universitário Universus Veritas.

“Nós iremos fornecer o corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos, e o Instituto fornecerá a estrutura da unidade. Estamos muito felizes com essa parceria, a zona sul estava precisando desta unidade. Quando oferecemos a castração gratuitamente nós estamos combatendo também o abandono”, afirmou Roberto ao Diário do Rio.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A clínica do Flamengo deveria ter sido inaugurada em março, mas a inauguração teve que ser adiada por conta da pandemia de coronavírus. No entanto, também por conta da pandemia, a demanda por atendimento veterinário aumentou bastante e, então, as duas unidades da clínica foram inauguradas após decisão tomada durante reunião entre o presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara, vereador Luiz Carlos Ramos Filho, e técnicos da Subem.

“Com a crise econômica gerada pela pandemia, muitos tutores perderam renda e não têm condições financeiras de levar seus animais na clínica particular. O número de animais abandonados vem aumentando muito. Estes postos de atendimento veterinários gratuito chegam em boa hora”, disse Luiz Carlos Ramos Filho.

A diretora da UNIVERITAS (Centro Universitário Universus Veritas), Adriana Garcia, comemorou a inauguração das unidades. “Estamos muito contentes em poder trabalhar com a extensão universitária disponibilizando serviços à população. Entendemos que todo centro universitário deve beneficiar uma cidade, assim como seu entorno, visando contribuir para o bem-estar social e fazendo o aluno perceber seu papel junto à população”, afirmou.

Nas clínicas, são realizadas cirurgias emergenciais como Cesariana, Piometra, Mucometra, Hidrometra, retirada de fetos mortos, retirada de nódulos, mastectomia, amputação de membros, caldectomia por trauma, enterotomia devido à fecaloma, cistostomia (desobstrução em felinos), penectomia, prolapso retal e vaginal, enucleação, otohematoma, hérnia ingnal e umbilical, testículo ectópico, suturas de feridas e algumas cirurgias de retiradas de corpos estranhos.

Nas novas unidades, 30 animais serão atendidos por dia. Serão distribuídas 15 senhas às 8h e outras 15 às 13h. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira.

As castrações das novas unidades serão agendadas a partir de 01/07, às 10h, pelo aplicativo. Nas demais unidades, o agendamento é feito através do aplicativo sempre no dia 25 de cada mês.

Confira abaixo as unidades de atendimento veterinário gratuito no Rio de Janeiro:

U.S.M.V Flamengo – Rua Marquês de Abrantes, Nº 55
U.S.M.V Paciência – Rua Cabo Bastos Cortes Nº XXX , esquina com Rua Guarujá
U.S.M.V Bangu – Rua Sidney, altura do número 97A, Praça Guilherme da Silveira
U.S.M.V Bonsucesso – Passarela 09 da Avenida Brasil (Próximo ao Hotel Stop Time)
U.S.M.V Campo Grande – Estrada do Tingui, altura do número 169, Praça Oiticica (Próximo ao Colégio Peri)
U.S.M.V Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Próximo ao Colégio Ulisses Pernambucano)
U.S.M.V Guaratiba: Estrada do Mato Alto, 5620, na Fazenda Modelo (Próximo à Estação de BRT Mato Alto)
Dúvidas ou informações: (21) 2976-2893, 2088-0097 ou 3402-0380, de segunda a sexta, das 10h às 16h.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui