Imagens incríveis

Baleias cachalotes dormem verticalmente para se proteger

Reprodução
Reprodução

Imagens incríveis captadas por pesquisadores mostram baleias cachalotes dormindo verticalmente no oceano. Segundo cientistas, é comum que baleias escolham uma posição em “forma de vagem” para tirar pequenos cochilos durante longas viagens. As sonecas das baleias duram aproximadamente 12 minutos.

Outro fato interessante é que as baleias desligam apenas metade do cérebro para dormir. Assim, elas conseguem descansar, mas manterem-se em alerta contra predadores e ainda focar na respiração. Ao contrário dos sistemas respiratórios em humanos, o sistema respiratório de um golfinho ou baleia é voluntário.

Isso significa que as baleias devem manter pelo menos parte de seus cérebros acordados para “acionar” cada respiração. Dormir na vertical auxilia tanto a captura de oxigênio quanto favorece reações de defesa rápidas. As baleias passam cerca de 7,1% do tempo dormindo.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Estudos indicam que apesar de adormecer apenas metade do cérebro, baleias podem exibir sinais de sono REM, fase do sono em que seres humanos sonham. Veja abaixo cachalotes dormindo:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui