EnglishEspañolPortuguês

Baleia é encontrada com cauda decepada e especialistas culpam hélices de barcos

27 de junho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Uma baleia sem cauda foi encontrada nadando desorientada na costa da Itália. Especialistas acreditam que as barbatanas traseiras do mamífero marinho tenha sido decepadas pela hélice de uma embarcação. Sem a cauda, as baleias não conseguem mergulhar fundo o suficiente para se alimentarem, além de se tornarem presas mais fáceis por não conseguiram nadar rapidamente.

Apelidada de “Codamozza”, a baleia foi avistada pela primeira vez em 1996, com a cauda parcialmente decepada. Nos últimos 24 anos, ela continuou a ser vista com apenas uma parte da nadadeira cortada, até que recentemente apareceu com o restante da cauda também mutilado. Cientistas acreditam que após sobreviver tantos anos com a metade da nadadeira, “Codamozza” está em risco.

Intuindo a própria vulnerabilidade, a baleia está flutuando em uma região longe do alto mar. Pesquisadores afirmam que isso é um “mau sinal”. Eles também apontam que ela está muito magra e aparenta não se alimentar há meses. Baleias podem viver muito tempo sem comida e sobreviver com suas reservas energéticas, mas elas também chegam ao fim e isso pode significar a morte do animal.

Maddalena Jahoda, da organização de conservação de mamíferos marinhos Tethys Research Institute, teme pela baleia. “Nesse momento, ela está navegando muito perto da costa, então temos medo de que ela possa encalhar. Mas isso também estava acontecendo quando ela estava no estreito de Messina há dez dias ou mais, e então viajou centenas de quilômetros de qualquer maneira”, disse.

Guardas costeiros a escoltaram para impedir que outras embarcações a atinjam. Moradores e visitantes foram alertados para não incomodar “Codamozza”. Ainda não há estratégias do que fazer no futuro. “Ela já sofreu o suficiente por causa dos humanos”, disse Jahoda. A esperança é que ela consigo pelo menos se alimentar para ter forças para sobreviver por mais algum tempo.

Confira fotos da baleia AQUI.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo