EnglishEspañolPortuguês

Adotado há um ano pela OAB, gato León morre no Amapá

5 de junho de 2020
6 min. de leitura
A-
A+
Reprodução/Instagram/@dr_leon_advogato

O “Advogato León”, como carinhosamente passou a ser chamado o gatinho adotado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá, em Macapá, morreu na última quarta-feira (3) por conta de uma possível intoxicação.

Ainda filhote, o animal foi adotado em 2019 graças à ação do presidente da OAB, Auriney Brito. A suspeita é de que o gato, encontrado já sem vida, tenha morrido após ter contato com um animal ou inseto.

A morte do gato gerou tristeza na sede da OAB. Conhecido e amado por todos, León recebia carinho e cuidados no local e alegrava o dia dos funcionários.

“Leon curava qualquer que fosse nossa angústia com um simples contato, definitivamente não sabemos como será sem ele. Mas de uma coisa temos certeza, garantiremos que ele permaneça vivo entre nós como símbolo da luta pelos direitos dos animais, pelo resgate responsável e pelas lições de humanidade, aos próprios seres humanos”, escreveu Brito em uma publicação nas redes sociais. “Estamos profundamente consternados e sem palavras para descrever o sentimento. Uma dor terrível”, disse.

Reprodução/Instagram/@dr_leon_advogato

A adoção do gato gerou importantes auxílios a entidades do estado e permitiu que muitas vidas fossem salvas, segundo o presidente. León foi protagonista em ações solidárias até mesmo durante a pandemia.

Após viver nas ruas, o gato foi adotado pela OAB em fevereiro de 2019 e ganhou até mesmo crachá. Passou a ser considerado doutor, um “advogato”. Na internet, viralizou a publicação sobre a “contratação” do novo “funcionário”. Foram quase 250 mil curtidas e 90 mil compartilhamentos.

Ainda pequeno e bastante frágil, o gato chegou à sede da OAB num dia de chuva forte. Com medo e frio, ele tremia quando foi acolhido. No dia, recebeu comida e um local para dormir. Dias depois, passou a circular pelo prédio e dormir no sofá da recepção. Foi então que surgiu a ideia de adotá-lo.

A iniciativa de confeccionar um crachá para o gato é de responsabilidade da secretária responsável pelo gabinete da presidência. Desde que chegou ao local até seu último dia de vida, León foi muito amado e recebeu a promoção do cargo de “vigia” para “advogato”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Meio a tanta tristeza e sofrimento provocado pela Pandemia, tivemos que encontrar forças e palavras para o que aconteceu… Com muita tristeza e profundo pesar, informamos o falecimento do nosso Amigo felino Dr. Leon. Estamos profundamente consternados e sem palavras para descrever o sentimento. Uma dor terrível… Durante a madrugada desta quarta-feira ele foi encontrado sem sinais de vida em uma das dependências da OAB. Imediatamente fomos ao local para averiguar e prestar auxílio especializado, porém, foi constatado que nada mais poderia ser feito. Pelos sinais encontrados, provavelmente nosso Querido Dr. Leon teve contato com animal ou inseto que lhe provocou a intoxicação. Uma fatalidade que chocou a todos nós. Leon é muito mais que nosso mascote da OAB/AP, tornou-se um membro da família de todos que por la passavam. Seu destaque nacional e internacional rendeu ajuda importante às ONGs do Amapá e de outros Estados, seu charme conquistou o mundo, seu olhar salvou muitos outros animais e, mesmo durante a pandemia, manteve-se presente protagonizando nossas ações solidárias da OAB/AP. Leon curava qualquer que fosse nossa angústia com um simples contato, definitivamente não sabemos como será sem ele. Mas de uma coisa temos certeza, garantiremos que ele permaneça vivo entre nós. Ele com certeza não gostaria de nos ver triste agora. Contávamos à ele o quanto era querido pelo seus seguidores e o quanto inspirava boas ações pelo mundo. Ele fazia aquele típico olhar abusado, ignorava e virava o rosto olhando para o horizonte, mas sabíamos que no fundo, ele compreendia sua importância para todos nós. Buscaremos forças para substituir esse sentimento de incompreensão que tenta nos dominar, pela motivação para continuarmos juntos nossa luta. E assim, eternizarmos o Dr. Leon como símbolo da luta pelo Direito dos Animais, pelo resgate responsável e pelas lições de humanidade, aos próprios seres humanos. Fica nossa gratidão a todos os seguidores e fãs do Leon por todo o mundo! Em breve daremos informações sobre a continuidade das ações do Instituto Leon. O apoio de vcs será sempre muito importante.

Uma publicação compartilhada por Dr. Leon, O Advogato (@dr_leon_advogato) em

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo