Roupas em gatos geram estresse e podem causar acidentes fatais, diz veterinária


Pixabay/Katzenfee50

O uso de roupas em cachorros, por estética ou para aquecê-los em dias frios, é uma prática comum, realizada há bastante tempo pelos tutores. Replicá-la em gatos, porém, pode ser perigoso.

A médica veterinária Carynn Dantas, do Crystal Pet & Spa, explicou ao Canal do Pet que as roupinhas estressam os gatos – podendo causar, inclusive, vômito por conta do desequilíbrio emocional – e também podem levar a acidentes fatais.

“Como os gatos têm hábitos de pular, podem se enroscar em algum lugar, ficando enforcados, ou por causa do estresse de estarem presos, até o tutor perceber, pode acontecer alguma fatalidade”, explicou.

Além dos acidentes que podem levar o gato à morte, a veterinária explicou também que “algum fio de linha solto da roupa pode ser ingerido pelo animal e causar problemas gastrointestinais”.

Carynn orienta os tutores a optarem por maneiras seguras de aquecer os gatos, oferecendo cobertas para o animal; construindo uma toca com cobertores e tecidos grossos que não soltem fios; ou forrando uma caixa de papelão com almofadas e cobertores sem fiapos.

A roupa, segundo a especialista, só deve ser usada na presença do tutor. “Mesmo assim, o tutor deve ficar sempre de olho para não ocorrer acidentes”, completou.

É preciso observar, porém, se o animal não ficará estressado. “Isso acontece por falta de costume. Gatos são muito sensíveis e sentem algo estranho no corpo quando os vestimos”, concluiu a veterinária.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MASSACRE

ESTUDO

FINAL FELIZ

MIGRAÇÃO

EXPLORAÇÃO

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>