Prefeitura do RJ inaugura castramóvel para esterilizar animais de comunidades


Foto: Hudson Pontes/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o “ônibus castramóvel”, que será responsável por levar profissionais da medicina veterinária até as comunidades da cidade, castrando os animais.

As cirurgias serão feitas por uma equipe da Subsecretaria de Bem-Estar Animal dentro da unidade-móvel de saúde, que conta com centro cirúrgico adaptado.

O ônibus foi inaugurado na última segunda-feira (8) graças à lei 6351/2018, de autoria do vereador Luiz Carlos Ramos Filho, que institui o serviço como forma de facilitar o acesso à castração por parte dos moradores das comunidades.

“O castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos combatendo também o abandono”, disse ao G1 Roberto de Paula, subsecretário de Bem-Estar Animal.

Os veterinários irão atender mais de 40 animais por dia. Para ter acesso ao atendimento, o tutor deve baixar o aplicativo “Bicho Rio – Subem” e agendar a cirurgia, preenchendo dados como CPF, endereço, telefone e características do animal. No aplicativo, serão disponibilizadas datas e endereços de circulação do castramóvel. O objetivo do agendamento prévio, em tempos de pandemia, é evitar aglomerações de pessoas.

“A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes. O castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas”, afirmou o vereador Luiz Carlos Ramos Filho.

A expectativa é de que cerca de 300 animais sejam castrados em cada região atendida pelo serviço. Os veterinários atenderão animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, no próximo dia 22 de junho. Para isso, o ônibus será levado à Cadeg.

As próximas comunidades atendidas pelo castramóvel são: Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kennedy.

Estimativas da administração municipal indicam que mais de 3 mil animais devem ser castrados por meio da unidade móvel. Em 2019, a prefeitura castrou 21.067 cães e gatos.

Os moradores do Rio de Janeiro também podem contar com cinco unidades de atendimento veterinário gratuito. Confira os endereços abaixo.

– U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).
– U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).
– U.S.M.V. Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.
– U.S.M.V. Manchinha – Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.
– U.S.M.V. Thor – Bangu: Rua Sidney, altura do Nº97A – Praça Guilherme da SIlveira.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL

INESPERADO

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>