EnglishEspañolPortuguês

Elefante morre eletrocutado enquanto procurava comida

10 de junho de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um elefante morreu após tocar na cerca eletrificada de uma plantação de mangas em Prachuap Khiri Khan, na Tailândia. Ele foi encontrado por moradores, que acionaram guardas florestais. Análises iniciais identificaram marcas de queimadura compatíveis com descargas elétricas.

Os guardas florestais confiscaram o gerador de energia e exigiram explicações dos proprietários da plantação, Komsak Sithadee e Siamrath Moyai, que se limitaram a dizer que não há provas que o elefante morreu devido à cerca elétrica, pois há muitas outras possíveis fontes na região.

O elefante será submetido a uma autópsia para confirmar a causa da morte. Se o motivo for identificado como eletrocussão, os responsáveis serão acusados criminalmente. Especialistas apontam que se o elefante morreu após uma descarga elétrica, sofreu profunda e lentamente.

Outro caso

Um elefante de apenas cinco anos morreu após ser baleado diversas vezes próximo ao Parque Nacional Kui Buri, na Tailândia. Ele foi baleado no ombro, cintura, quadril e perna. Uma força tarefa tentou salvar o animal tapando as feridas com gaze, administrando antibióticos e depois levantando-o usando um guincho para que ele pudesse comer.

Mas, infelizmente, a condição do jovem elefante se deteriorou rapidamente e ele entrou em colapso, sentindo muitas e profundas dores. Mesmo com a intensa dedicação de seus salvadores, o animal morreu dois dias após ter sido resgatado. Exames comprovaram que as balas perfuraram órgãos internos e causaram profundo sofrimento ao elefantinho.

O animal selvagem vive dentro do parque Kui Buri, mas, assim como todos os animais do local, podia circular livremente. Acredita-se que ele tenha entrado em uma plantação de jacas que fica na região e tenha sido alvejado por seguranças. A equipe do parque afirma que uma investigação foi iniciada para apurar o assassinato do elefante.

O diretor de Kui Buri, Pichai Watcharapongpaibul, disse desconhecer quando teria ocorrido o ataque. “Não sabemos quanto tempo as balas estavam dentro do corpo do elefante ou que tipo de arma de onde vieram como autópsia deve ser executada. Perguntaremos aos moradores da região se já viram esse elefante antes ou se alguém ficou irritado com os elefantes”, disse.

A caça de elefantes na Tailândia é crime desde 1992. Que infringir a lei pode ser punido com até quatro anos de detenção. O parque Kui Buri acolhe cerca de 320 elefante. O território do local abrange 374 quilômetros quadrados e se estende pela fronteira até a vizinha Birmânia.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo