Leonildo Benicassa, de 64 anos, pode perder a guarda de seus animais. O morador de Araraquara, cidade do interior de São Paulo, permite que o cavalo e os três cães tutelados por ele circulem livremente pelas ruas, expondo-os a riscos. Por essa razão, ele pode perder a guarda dos animais.
Uma imagem registrada na última sexta-feira (29) provou que, após repetidas advertências, Leonildo continua negligenciando os animais. Nela, o homem aparece montado no cavalo, na região central da cidade, ao lado dos cães, soltos.
A equipe de fiscalização da Coordenadoria Executiva de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Araraquara, já esteve na casa de Leonildo alertando-o sobre as medidas que ele deveria tomar para que não perdesse os animais, que podem ser atropelados se continuarem vagando pelas ruas.
“A fiscalização está ciente deste caso e várias visitas já foram feitas, Léo mora em uma casa simples e trata muito bem seus animais, os cães convivem com ele dentro de casa, um cenário melhor do que por exemplo serem recolhidos para o abrigo municipal que tem hoje uma superpopulação. Contudo, o que nos chama a atenção e é uma infração grave quando os animais são negligenciados em via pública, como andando soltos, sem coleira por exemplo”, explicou Gabriela Palombo, gestora da coordenadoria, em entrevista ao portal A Cidade ON.
No último sábado (30), a equipe de fiscalização retornou à casa de Leonildo. Dessa vez, para levar os animais. O homem, no entanto, não estava no local.
“O vídeo serve como prova material e essa negligência está aumentando, por isso, não nos resta outra alternativa a não ser recolher os animais, que ficarão privados de liberdade, no abrigo”, disse Palombo.
Caso Leonildo perca a guarda dos animais, ele poderá recuperá-la em um prazo de 10 dias, mediante pagamento de multa e comprovação de que não os negligenciará mais.