Afogamento

Tartaruga é encontrada morta presa à rede de pesca em Florianópolis (SC)

A tartaruga foi encontrada por um homem que passava pelo local. Antes de perceber que o animal já havia morrido, Fernando Willrich tentou lhe prestar socorro

Foto: NSC TV/Divulgação
Foto: NSC TV/Divulgação

Uma tartaruga foi encontrada morta enrolada a uma rede de pesca em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. O corpo do animal foi localizado na tarde do último domingo (10).

Fernando Willrich passava pela praia, localizada dentro da base aérea, ao Sul da Ilha, quando se deparou com o animal morto.

Comovido com a situação, Willrich tentou ajudar a tartaruga, acreditando inicialmente que ela ainda estava viva. No entanto, logo depois ele percebeu que a rede havia matado o animal.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

“Entrei no mar pra ver se dava para salvar, mas já estava morta enforcada na rede abandonada. Deve ter sido uma captura não intencional… mas é uma pena”, disse Willrich, em entrevista ao G1.

Foto: NSC TV/Divulgação

Informações divulgadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) indicam que o afogamento é a principal causa de morte de tartarugas no Brasil.

E as redes de pesca são uma das piores ameaças existentes no mundo marinho, assim como o plástico, que também mata muitos animais que confundem o material com alimento e acabam ingerindo-o.

No caso das redes, muitas vezes as tartarugas acabam ficando presas, como aconteceu em Florianópolis. Esses animais precisam emergir à superfície para respirar e as redes os impedem, matando-os por afogamento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui