EnglishEspañolPortuguês

"Os Protetores": super-heróis em defesa dos animais e do meio ambiente

19 de maio de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Reprodução

Imagine um mundo fantástico que conta com a proteção de uma super liga de heróis formada por animais em extinção prontos para combater qualquer perigo e ameaças ao planeta. Não seria incrível? Foi exatamente o que o ilustrador e animador Nestablo Ramos (47) idealizou ao dar vida ao universo PET (Protetores da Existência na Terra), uma série em quadrinhos que conta as aventuras de Lupo, o lobo-guará; Olga, a onça-pintada; Sabre, o tigre-siberiano; Blindado, o tatu-canastra; Sauro, o jacaré-açu; Pan, o panda gigante e Leo, o mico-leão-dourado.

Em entrevista exclusiva à ANDA, Nestablo conta como o PET nasceu. “Na época, educação ambiental ainda não era um tema muito forte na cultura popular no Brasil e eu queria usar minha arte para contribuir, ser um dos pioneiros. Eu estava muito inserido em quadrinhos de super-heróis americanos, onde o entretenimento é mais forte que o social. Eu queria seguir essa linha e o desafio seria criar heróis que fossem interessantes e que falassem sobre assuntos que o público mais maduro naturalmente achava tedioso e de panfletagem”, disse.

Ele explica ainda que a escolha do público não foi por acaso. “A solução foi mudar de público, chegar às crianças, que estão livres desses pré-conceitos e mais abertas a novidades. Para que os personagens funcionassem como super-heróis, eu precisava de algo realmente novo. Hoje, basicamente, todos os heróis que conhecemos tem seus poderes baseados em animais, eu criei meus heróis com esse conceito invertido. Eles naturalmente são mais rápidos, fortes, enxergam no escuro… eu transformei essas habilidades naturais em super poderes. Me pareceu justo”, afirma.

Nestablo revela ainda que a criação do PET está alinhada aos seus próprios valores. “Acho que como qualquer criança eu sempre tive amor pelos animais, esse carinho é nato nos pequenos. Mas infelizmente a consciência ambiental despertou um pouco tarde em mim. Eu sempre soube que o planeta precisava de ajuda, mas na época eu ainda não tinha feito a ligação de usar meus desenhos para contribuir com a educação ambiental, isso só aconteceu na década de 90. Gostaria que a ficha tivesse caído bem antes”, salienta o ilustrador.

O criador dos super-heróis esclarece também a escolha dos personagens. “Além de serem todos incríveis a sua maneira, eu sempre soube que os animais precisavam de proteção e isso me pareceu o motivo perfeito para criar personagens que trabalhassem juntos com os humanos para salvar a Terra. Para mim, eles é que nos salvam, não o contrário. Todos os dias eles nos dão exemplos perfeitos de como viver em harmonia com o planeta e eu me inspirei muito nisso para as histórias. Pelo exemplo é que educamos”, salienta Nestablo.

A produção

O animador explica que por trás do PET há uma equipe multidisciplinar. “Eu estou 100% envolvido na produção de tudo que é criado para a marca e os personagens. Tenho a sorte de contar com o apoio de amigos e profissionais de diversas áreas na construção do conteúdo científico e literário. São biólogos, pedagogos, minha agente de licenciamento, minha revisora e editor. Meu estúdio de criação é especializado em educação ambiental e o respeito e confiança das informações transmitidas é essencial para a aprovação de pais e educadores”, disse.

Nestablo afirma ainda que há uma grande preocupação com a adaptação do conteúdo e que esse cuidado é o que traz resultado. “É preciso atenção na criação e produção de conteúdo científico para crianças, ele será avaliado pela sua integridade por educadores. O canal da série animada está crescendo constantemente. Tenho orgulho em dizer que as inscrições e visualizações dele são inteiramente orgânicas, assim como a dos sites, hoje, referência em educação ambiental para alunos, pais e educadores. Convido a todos para conhecer!”, aponta o ilustrador.

Retorno e planos para o futuro

PET é um sucesso entre as crianças e essa audiência é notada pelo criador. “Eu visito muitas escolas e durante as palestras trocamos muitas experiências. Os personagens são a ponte para alcançar o público, eles chegam às escolas antes de mim para preparar o caminho. Os assuntos vão além dos quadrinhos, é a oportunidade perfeita para eu descobrir como é a relação delas com a natureza. Eu escuto suas histórias de vidas com os animais e descubro como elas estão trilhando esse caminho. Para minha felicidade elas são 100% a favor e têm muito respeito pela vida”, disse.

E completa: “O conteúdo da marca é um dos mais completos, temos quadrinhos, livros, jogos de tabuleiro, carda games, kit de educação ambiental e recentemente a série animada Aventuras na Hidrosfera. Estou me dedicando bastante à série, pois ela foi sempre muito solicitada pelas crianças. Hoje, ela é transmitida pela TV Supren Brasília, Goiânia e Salvador; Planetário de Brasília e Biblioteca Nacional. Estou preparando para levá-la a novas emissoras ainda em 2020. Interessados podem entrar em contato comigo!”, conclui o ilustrador.

Sobre o autor do PET

Nestablo Ramos Neto nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Brasília. É aficionado pela arte do desenho desde criança. Sua carreira como ilustrador e animador começou em 1993, no mercado publicitário. Publicou seu primeiro trabalho autoral em 1998, de forma independente, e não parou mais. Desde então, ganhou vários prêmios e teve obras publicadas por diversas editoras, entre elas Zoo; Zoo 2: Jogos de Predadores; PET Contra a Ameaça Biológia; PET Amigos 20 anos: Kit Ambiental; Marcus, o Menino Vermelho de Marte e outros. Ilustrou histórias em quadrinhos da Luluzinha Teen e de personagens da Disney, como Vovó Donald, Panchito e Professor Pardal. Atualmente trabalha em projetos sobre conscientização ambiental por meio dos quadrinhos e atua como designer e ilustrador profissional. Nestablo é, acima de tudo, apaixonado pela vida animal, tema sempre abordado em suas obras, em meio a muita aventura e humor.

Conheça o universo PET

www.aventurasnahidrosfera.com

www.youtube.com/osprotetores

www.osprotetores.com.br


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo