EnglishEspañolPortuguês

Leopardo raro visto em meio à pandemia é capturado e aprisionado em zoo

5 de maio de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um leopardo-das-neves, espécie rara e criticamente em risco de extinção, foi capturado em uma vila no Himalaia. O animal, que apareceu em meio à pandemia, será enviado para um zoológico na cidade de Shimla, quando na verdade deveria ser submetido a exames e devolvido à natureza, que é o seu verdadeiro lar.

O animal selvagem foi capturado após ficar preso em uma espécie de curral de ovelhas. A destruição dos habitats dos leopardos obriga estes animais a buscarem alimento em locais ocupados por seres humanos. A espécie vive em montanhas altas e agricultores estão se aproximando cada vez mais dos habitats dos leopardos.

Rajeshwar Negi, do coletivo de proteção à vida silvestres India Nature Watch, afirma que é lamentável que ele seja aprisionado para entretenimento humano. “Isso significa que o leopardo da neve passará o resto de sua vida em um zoológico, em vez das florestas do Himalaia?”, critica em uma entrevista à AFP.

A espécie teve sua população drasticamente reduzida devido à caça. Atualmente, devido às mudanças climáticas, seu lar é cada vez mais ameaçado. Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), existem cerca 4 mil indivíduos da espécie no mundo, número que pode ser até menor.

O zoológico de Shimla, além de sofrer com o colapso econômico trazido pela pandemia, não possui estrutura ou clima adequado para manter o leopardo-das-neves. Após ser expulso do seu próprio habitat, ser capturado, ser transportado de forma inadequada, ele também será condenado à prisão perpétua sem cometer crime algum.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo