EnglishEspañolPortuguês

Greta Thunberg faz novo alerta sobre a crise climática em meio à pandemia

6 de maio de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Em agosto de 2018, a jovem ativista Greta Thunberg protestou pela primeira vez fora do parlamento sueco pedindo a atenção das autoridades para os efeitos catastróficos das mudanças climáticas e alertando sobre o futuro sombrio do planeta. Hoje, o mundo gira mais lento em meio à pandemia do coronavírus, mas a crise climática não pode ser esquecida e é exatamente isso que o movimento Fridays For Future, fundado por Thunberg, enfatiza.

A iniciativa publicou um novo anúncio afirmando que a crise climática não pode ser negligenciada e que, apesar dos sinais de recuperação do planeta devido à redução das atividades humanas, as consequências das mudanças climáticas são uma ameaça real e emergente que precisam ser combatidas. Segunda a ativista, a apatia poderá trazer danos para milhões de pessoas em todo o mundo e só a união, compaixão e respeito à natureza podem mudar essa realidade.

A nova peça publicitária da organização Fridays For Future possui 60 segundos e mostra uma família cuidando de seus negócios diários enquanto sua casa está pegando fogo. Os pais acordam, tomam café da manhã, levam os filhos para a escola como se tudo estivesse bem. A casa deles está em chamas, mas eles não se importam. “Quero que você aja como faria em uma crise. Quero que você aja como se nossa casa estivesse pegando fogo, por que está”, disse Thunberg.

Criação do anúncio

A Fridays For Future fez uma parceria com a agência FF Los Angeles e teve como principal inspiração o icônico discurso de Thunberg em janeiro de 2019, dado na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos. O anúncio foi lançado oficialmente no Dia da Terra 2020, 22 de abril. “Esta organização jovem e altamente inspiradora fundada pela ativista visionária Greta Thunberg está causando um enorme impacto”, disseram os fundadores da FF.

Alívio momentâneo

Nos dois últimos meses, países em todo o mundo implementaram bloqueios para impedir a propagação da Covid-19. A atividade reduzida fez com os níveis de poluição apresentassem taxas de redução em todo o mundo. Flores selvagens voltaram a nascer nas cidades, animais selvagens desbravam seus habitats atualmente ocupados por seres humanos e até mesmo o fundo do oceano está aliviado com a diminuição dos ruídos. Mas, especialistas temem que isso seja temporário.

Greta também está atuando para minimizar os impactos da pandemia. A ativista realizou uma campanha conjunta com a organização dinamarquesa Human Act Foundation para angariar recursos para financiar o o Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Juntos, a Human Act e Thunberg doaram US $ 200.000 para a campanha como uma doação inicial.

Thunberg disse em um comunicado: “Como a crise climática, a pandemia de coronavírus é uma crise de direitos da criança. Afetará todas as crianças, agora e a longo prazo, mas os grupos vulneráveis ​​serão os mais afetados. Peço a todos que se juntem a mim no apoio ao trabalho vital da UNICEF para salvar a vida das crianças, proteger a saúde e continuar a educação”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo