EnglishEspañolPortuguês

Cães são mortos durante operação policial em Teresina (PI)

6 de maio de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Ilustração | Pixabay

Dois cãezinhos sem raça definida chamados carinhosamente de Tempo e Preto foram mortos a tiros durante uma operação policial no bairro Matinha, em Teresina (PI). Segundo testemunhas, os animais foram mortos por policiais do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) que entraram em um imóvel enquanto perseguiam assaltantes.

Um morador afirmou que os cachorrinhos estavam no quintal de casa e enquanto o tutor se preparava para predê-los para que buscas fossem realizadas no imóvel, os policiais deferiram tiros nos cães, que não resistiram aos ferimentos. Tempo e Preto viviam com a família proprietária do imóvel há mais de 10 anos e eram amados por seus tutores.

Veja o vídeo abaixo (imagens fortes):

A morte dos animais gerou uma grande onda de comoção e revolta. Moradores e internautas exigem que o caso seja investigado e os responsáveis punidos. A assessoria de imprensa da Rone nega que os disparos tenham sido efetuados por policiais. Veja a nota abaixo:

Nota à imprensa

A Polícia Militar do Estado do Piauí informa que na tarde de ontem (05), no bairro Matinha, Zona Norte da Capital, equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, realizaram a prisão de um indivíduo que estava de posse de um colete balístico da instituição. A PMPI comunica ainda, que a informação de que cães foram atingidos pelos policiais no momento da ação é improcedente, pois os disparos efetuados foram realizados pelo indivíduo de alcunha “piqui”, que já possui diversas prisões efetuadas.

Teresina, 06 de maio de 2020.

Crime

No Brasil, crimes contra animais estão previstos na lei 9.605 de 1998. Uma vez acusado, o responsável pode ser punido com multa e até um ano de detenção. No entanto, em uma entrevista à Agência de Notícias de Direitos Animais, o advogado criminalista e consultor da ANDA Sérgio Tarcha explica que existe um novo projeto que torna a pena de crimes de maus-tratos mais rigorosa.

Segundo Tarcha, apesar de trazer avanços, crimes contra animais ainda não são vistos com gravidade pela Justiça. “A pena, hoje, é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou seja, é nada. A lei que regula a matéria é a lei de crimes ambientais, 9.605/98, a nova lei, 11.210/18, que já foi aprovada pelo senado eleva para 1 a 4 anos de detenção, mais a multa. Ainda continua muito branda a legislação, em outros países é muito mais severo”, disse.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo