Gravação rara feita por cientistas revela som emitido por baleias narvais


(Foto: Wikimedia Commons)

Cientistas registraram sons emitidos por baleias narvais, conhecidas como “unicórnios do mar” por terem em cima da cabeça um dente que parece um chifre. O registro é raro, já que esses animais vivem nas profundezas do Oceano Ártico e são tímidos.

O receio do que é desconhecido faz com que esses animais fujam quando percebem a aproximação humana. Por isso, a participação dos inúites, indígenas esquimós que vivem no Ártico e estão acostumados a conviver com as baleias, foi essencial para realização do estudo, já que eles conseguem se aproximar dos narvais sem incomodá-los.

O estudo, realizado pelos geofísicos Evgeny Podolskiy e Shin Sugiyama, foi publicado na última terça-feira (26) na revista científica da associação Advancing Earth and Space Science (AGU), a Journal of Geophysical Research: Oceans.

As gravações revelam zumbidos, chamados e “assobios” importantes para avaliar o comportamento desses animais. Os sons foram captados na Groenlândia através de microfones subaquáticos acoplados a embarcações. A pesquisa se iniciou em julho de 2019.

Com o estudo, os pesquisadores descobriram que os narvais se aproximam mais do gelo das geleiras do que se acreditava anteriormente e procuram por comida no verão, ao contrário do que era imaginado.

Descobriu-se também que os narvais fazem barulhos de maneira mais rápida quando se aproximam da comida. O zumbido auxilia os animais a identificar a localização da presa.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECIFE (PE)

RIO DE JANEIRO

MAUS-TRATOS

EMPREENDEDORISMO

AÇÃO HUMANA

CONSCIENTIZAÇÃO

ABUSO

ÓRFÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>