EnglishEspañolPortuguês

'São inocentes que sofrem', diz advogado ao pedir ajuda para cães abandonados

27 de maio de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Mateus Lima/Arquivo pessoal

A situação de 11 cachorros em situação de abandono comoveu Mateus Lima. Enquanto passeava de bicicleta na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia (GO), o advogado encontrou os animais. Famintos e magros, os cães sofrem na rua e passam frio. Para tentar mudar essa realidade, Mateus pediu ajuda nas redes sociais.

O advogado tem ajudado os animais da maneira que consegue, mas não tem condições de ir ao local alimentá-los diariamente.

“Faço pedal na serra nos finais de semana há dois anos e sempre vejo cães abandonados por lá. Mas, desta vez, encontrei 11 animais e, junto deles, alguns utensílios de porta ração e água. Me parece que realmente foi abandono”, contou ao G1.

Após encontrar os cachorros, o advogado retornou ao local para dar água e ração aos animais. Através das redes sociais, ele fez um apelo.

“É difícil ver os cães daquela maneira, magros, abandonados, com fome, sem água e ainda devem passar muito frio à noite. Eles são inocentes que sofrem. Comecei a pedir ajudar pelas redes sociais, divulguei para amigos, abrigos e familiares. Consegui ajuda de uma mulher que vai resgatar pelo menos a metade deles. Mas ainda faltam os outros animais”, disse.

Através de nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia informou que o Centro de Controle de Zoonoses não pode resgatar animais abandonados. Isso porque a Lei nº 17.767, de 10 de setembro de 2012, proibiu o serviço e definiu que o órgão deve apenas controlar as zoonoses – isso é, doenças transmitidas entre animais e seres humanos.

Denúncias de abandono e maus-tratos podem ser feitas através do telefone 197.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo